Já foi raridade mas não há, atualmente, qualquer carro particular sem a película escura nos vidros. Aumento da segurança é a principal razão para a colocação do acessório. Alguns usam película mais clara. Outros optam por vidros quase negros, o que contraria a resolução do Contran e pode, além de causar acidentes, aumentar os riscos de assaltos.
Soube do caso de um taxista que pegou uma passageira. Estava sozinha e sentou no banco traseiro. Por descuido, a trava de segurança das portas não foi ativada e três bandidos invadiram o carro durante a parada em um sinal de trânsito. Um deles ficou no assento ao lado do motorista. Outros dois sentaram no banco traseiro, um de cada lado da passageira. Os vidros do taxi eram revestidos por película tipo insulfilm™, bem escura, impedindo completamente a visão do interior do veículo. O taxi circulou por vários pontos da cidade, passou por cabines da PM, parou em caixas eletrônicos, onde foram efetuados saques. Ninguém percebeu o que acontecia no interior do veículo.
Não sou contra o uso de película protetora nos vidros. Ao contrário, até aconselho o seu uso, mas desde que sejam transparentes e não ofereçam os riscos descritos acima. Para maior proteção coloquei a película blindada, um pouco mais cara do que a comum, mas que garante uma proteção extra contra um dos roubos mais frequentes, quando o vidro é quebrado com um martelo e a bolsa, que está sobre o banco do carona, é roubada. Com um vidro protegido pelo Insulfilm Blindado ™ isso não acontece, como pode ser visto no vídeo. A demonstração impressiona e convence qualquer um.
Na hora de escolher, opte por películas mais transparentes, sem exageros. Permita que o interior do carro seja visto, tanto pelos bandidos quanto pela polícia. Será mais seguro para todos.