Existe um ditado em língua inglesa “an apple a day keeps the doctor away”. A tradução é: “uma maçã maçã por dia mantém o médico afastado”. Mas será que a maçã é tão boa assim para a saúde? É essa e outras questões que trata o livro “Uma maçã por dia”, do canadense Joe Schwarcz. O professor e especialista em nutrição investiga vários mitos e verdades sobre os alimentos que consumimos. Chá verde emagrece? Produtos orgânicos são mais saudáveis? Tomates previnem câncer de próstata? Tudo isso e muito mais é explorado em capítulos curtos em linguagem clara com sólida base científica.
E quanto às maçãs? Uma por dia seria suficiente para te manter saudável. Dentre os vários elementos químicos presentes na maçã estão os polifenóis, que tem ótimas propriedades antioxidantes. Mas o que são antioxidantes? São substâncias que neutralizam os radicais livres que provocam danos ao nosso organismo (para mais informações, leia o artigo Radicais Livres e Antioxidantes). Estudos indicam que uma dieta rica em antioxidantes pode reduzir o risco de doenças cardíacas, doenças neurológicas e alguns tipos de câncer.
Então uma maçã por dia nos daria antioxidantes suficientes para manter o médico afastado? Em relação aos antioxidantes, variedade é muito importante. Então o melhor é consumir uma ampla gama de frutas, verduras e legumes. Sim, comer uma maçã é ótimo para a sua saúde. Porém sozinha não manterá o médico afastado.