Vantagens e desvantagens de montar o escritório em casa
Com a invenção do computador doméstico, trabalhar em casa tornou-se a opção de milhares de pessoas. Poderia pesquisar na internet e publicar dezenas de opiniões de especialistas sobre as vantagens e desvantagens de ter o escritório em casa, mas preferi não tomar conhecimento delas, para não me influenciar, e escrever sobre a minha própria experiência.
Trabalho em casa desde que me aposentei, há uns 10 anos. Posso garantir que trabalho muito mais agora do que trabalhava antes, quando era funcionário de uma empresa.
Trabalhar em casa contribui para o aumento da qualidade de vida. Não perdemos tempo em deslocamentos, o que é muito importante para quem vive em cidades como Rio e São Paulo, onde o trânsito é caótico.
Outra vantagem é fazer as refeições quando se tem fome e, principalmente, dormir um pouco depois do almoço.
A desvantagem é o envolvimento com o ambiente doméstico, muitas vezes invasivo. A família precisa entender que ali funciona um escritório, onde se trabalha para ganhar dinheiro, e os limites devem ser respeitados.
Quem se propõe a trabalhar em casa deve arrumar um canto na sala ou um cômodo, de preferência isolado das atividades domésticas, e estabelecer regras e horários. Mesmo que haja certa flexibilidade, é importante ter parâmetros a seguir.
Neste local devem estar instalados o computador, plugado na internet, telefone, impressora (Multifuncional), Fax (se utilizar), e qualquer outro instrumento usado em seu trabalho.
A maioria das pessoas trabalha sem contato direto com outras pessoas, mas pode ser o caso de haver necessidade de receber fornecedores e clientes. Se isto for freqüente, é necessário ter um local apropriado para isso. O ambiente doméstico não deve ser utilizado com essa finalidade. Um quarto, com entrada independente, pode ser utilizado por quem mora em casa.
Se você tem medo de perder a concentração por causa da televisão ligada, da campainha que não pára de tocar, dos cachorros que insistem em querer brincar, saiba que nada disso atrapalha, desde que haja concentração e disciplina. Isso depende do comportamento de cada um. Muitas pessoas podem estar no escritório, em total isolamento, sem conseguir se concentrar. Passam horas sem produzir uma única linha. Olham para a tela do computador mas estão longe, ou passam horas navegando por outros sites que nada tem a ver com o trabalho. Há quem prefira o telefone para fugir das obrigações, e todos tivemos colegas de trabalho que são exatamente assim. Outros, ao contrário, sabem se desligar completamente do ambiente que os cerca e são bastante produtivos.
Enquanto escrevo estas linhas a televisão está ligada, alguém fala ao telefone, e os cachorros brincam sem parar. Nada disso atrapalha.
Procuro anotar tudo aquilo que pretendo fazer naquele dia. Tarefas grandes são fracionadas em tarefas menores. Quando começo uma, vou até o fim. A agenda é importante para o planejamento.
Para encerrar, há pessoas que preferem trabalhar sozinhas. Para estas, o escritório doméstico é o refúgio ideal. Para os que gostam da companhia de outras pessoas, e não podem viver sem isso, é melhor pensar um pouco antes de optar pelo isolamento.