Muitos de nós já escutamos as histórias de nossos pais e avós dizendo que, quando crianças, eram obrigados a tomar óleo de fígado de bacalhau. Minha mãe já repetiu várias vezes que era horrível ser obrigada pelo meu avô a tomar uma colher de óleo de fígado de bacalhau todos os dias.
Será que a experiência de tomar aquela colherada de gosto ruim valia a pena. Óleo de fígado de bacalhau realmente é bom para a saúde?
Como explicado no post “Bacalhau é um peixe?”, a gordura deste está quase toda armazenada em seu fígado, de modo que é um alimento leve e de fácil digestão. Então quando pensamos em óleo de fígado de bacalhau podemos associar à gordura. Porém, é preciso ter em mente que nem toda a gordura é ruim. A gordura contida em peixes, chamada ômega 3, é benéfica para a saúde cardiovascular. Além disso, óleo de fígado de bacalhau é rico em vitaminas A e D, que são importantes para os ossos. A vitamina A também tem importância para uma visão saudável.
Então nossos avós estavam certos! Porém, não precisamos mais enfrentar o gosto ruim do óleo de fígado de bacalhau, pois hoje em dia há diversas opções em cápsulas de óleos de peixes.