Técnica para seu bebê dormir sozinho

Uma das preocupações mais comuns dos pais é a hora de colocar seu bebê para dormir sozinho em seu próprio quarto. Os pediatras orientam que os bebês já podem dormir sozinho a partir dos seis meses, quando o risco de morte súbita durante o sono diminui bastante.

Algumas vezes seu filho cai facilmente no sono e dorme a noite toda, porém só consegue adormecer no colo. Apesar de “funcionar”, não é o ideal. Por exemplo, como fazer se quiser deixar seu pimpolho dormir com a vovó com artrose? Em alguns casos piores, o bebê custa a dormir e/ou a acorda várias vezes durante a noite. Aprender a dormir sozinho é importante também porque, apesar de não lembrarmos, acordamos várias vezes durante a noite e voltamos a dormir. Se o bebê não souber voltar a dormir sozinho, chorará pedindo ajuda.

Livro Criando MeninosComo tudo na vida, aprender a dormir sozinho é um aprendizado. Por isso, existem técnicas para ensinar o bebê a dormir. Descreverei aqui a técnica ensinada no livro “Nana nenê”. Essa técnica pode ser aplicada desde bebês até crianças de 2 anos.

Antes de colocar seu filho para dormir, certifique-se que o ambiente está propício ao sono: escuro, sem barulhos, com temperatura nem quente nem fria. É importante colocar no berço algum objeto que o bebê associe ao sono, como algum bichinho ou estrelinha macia. Leve-o ao berço, dê um beijo, diga que o ama e deseje boa noite. Saia do quarto. Se filho chorará. Espere 1 minuto e volte para o quarto do bebê. Fique ali por 1 minuto, diga que o ama e que o está ensinando a dormir. Essas voltas ao quarto do bebê são importantes para que seu filho saiba que não está abandonado e que terá ajuda se necessário.

Espere mais 1 minuto e volte ao quarto. Fique por lá mais 1 minuto, mas a partir desse momento não diga nada nem toque no seu filho. Provavelmente o bebê jogou travesseiro e tudo mais que estava dentro do berço para fora! Aproveite para recolocar os objetos arremessados para dentro do berço. Saia do quarto do bebê e espere mais 2 minutos para voltar e ficar lá por 1 minuto. Então, vá aumentando em 1 minuto o tempo de espera para retornar ao quarto do bebê até o tempo limite. Esse tempo limite varia conforme a idade, por exemplo em bebês de um ano é de 7 minutos, já em criança de 2 anos é de 14 minutos.

Na primeira noite seu filho deve demorar mais para dormir, na segunda será mais rápido, até cair no sono em 1 ou 2 minutos. Caso demore mais de 2 horas para dormir, provavelmente o bebê está com algum problema, como cólica, prisão de ventre, etc.

É preciso ser forte, porque seu filho estenderá os bracinhos em sua direção chorando magoado. Porém, você se sentirá melhor depois que o vir dormindo tranquilamente e acordando bem de manhã depois de uma boa noite de sono.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.