A maioria das pessoas utiliza cartões eletrônicos para sacar dinheiro nos caixas dos bancos. Esta dica ajuda a prevenir o roubo do cartão e do saldo da sua conta. É melhor ficar atento, conhecendo mais este truque dos amigos do alheio.
Um cliente utiliza uma das máquinas do caixa eletrônico. Aparentemente está realizando uma simples transação.
Na realidade o falso cliente está instalando um dispositivo flexível dentro do caixa, com a finalidade de capturar o cartão.
Trata-se de uma tarefa arriscada. O ladrão pode ser surpreendido, daí sempre trabalharem em dupla. E sempre estão armados.
O verdadeiro cliente utiliza a máquina após a colocação do dispositivo e seu cartão fica retido.
O cliente fica confuso, sem saber o que fazer, sem entender como isso aconteceu. É neste momento que entra o ladrão, tentando ajudar.
Na verdade, sua ajuda é apenas para memorizar a senha. Ele convence a vítima que poderá recuperar o cartão digitando a senha. Tudo mentira.
Depois de algumas tentativas, ambos deixam o local.
Convencido de que o cliente foi embora, o ladrão volta para recuperar o cartão. Agora ele tem o cartão e a senha da vítima. E saca o dinheiro, controla o saldo, realiza todas as transações que o cartão permitir (muitas vezes até empréstimos, resgatados na hora).
O dispositivo introduzido na máquina é bem simples, feito de chapa de raio-x. Por ser escuro, passa despercebido do usuário. Quando notado, é confundido com alguma peça da própria máquina.
O dispositivo é instalado no local onde se coloca o cartão magnético, ficando com uma pequena ponta para fora. Dessa forma o cartão não é engolido pela máquina.
Agora você já sabe. Fique esperto. Se o ser cartão ficar retido, observe se não há algum dispositivo como esse instalado na máquina. Se houver, retire o cartão. Não conseguindo, só se afaste do local após cancelar o cartão. Os caixas tem um telefone vermelho ligado à Central. Utilize-o e registre o incidente. Mesmo assim, não deixe de ligar para a Central de Atendimento do seu banco pedindo o cancelamento do cartão. É a sua garantia de tranquilidade.
Observação: Recebi esta dica por email, na forma de apresentação PowerPoint (pps). Provavelmente não foi produzida no Brasil. Não concordo com a representação do ladrão e do verdadeiro cliente baseada na cor da pele. Acho lamentável que isso ainda aconteça em pleno terceiro milênio.