Muita gente reclama que, devido ao alto preço do combustível, não consegue manter o tanque de gasolina do carro cheio. O ponteiro, quase sempre, está na reserva e só, eventualmente, serão colocados alguns litros no tanque para continuar rodando.
Não tem desculpa. Não adianta reclamar que não tem dinheiro se ninguém reclama de pagar uma fortuna para assistir a uma partida de futebol. Já daria para encher o tanque.
Na verdade, reclamação semelhante acontece com o uso do cheque especial. Muita gente não consegue sair do vermelho. Todos os meses paga uma fortuna de juros sem ter qualquer vantagem, já que o mês começou no vermelho e vai terminar no vermelho. A pessoa, apenas, mudou o patamar ZERO, que a deixaria sem dinheiro e sem pagar juros, para um patamar negativo, que também a deixará sem dinheiro, mas cobrará juros ao final do mês. Quando puder, o melhor é cobrir o cheque especial e cancelar o serviço. A única coisa que mudará será a sobra do valor dos juros que deixarão de ser pagos. Sobrará dinheiro para encher o tanque.
Assim, com a gasolina acontece a mesma coisa. Se o tanque está com 3/4 e você o completa, gastará uns 20 reais para mantê-lo cheio. Será a mesma coisa do que colocar os mesmos 20 reais com o tanque na reserva. O gasto com o combustível será o mesmo, mas a economia feita poderá ser bem maior, já que os resíduos de sujeira do tanque não serão aspirados para o motor, danificando a bomba de combustível, mangueiras, bicos injetores, motor, etc.
Pense nisso. E só use gasolina aditivada, para ajudar a manter o motor limpo. Troque o óleo a cada 3 mil quilômetros. Na ocasião, troque também o filtro de óleo e verifique o filtro de ar. Seu carro durará muito mais.