O assunto ainda é misterioso para muita gente, pensando que restaurar o sistema operacional é tarefa para um técnico. Já foi. Hoje em dia é fácil desfazer uma instalação mal feita de qualquer programa e eliminar qualquer vestígio no computador.
O Windows 7 é o sistema operacional mais utilizado atualmente e está instalado na maioria dos notebooks encontrados no mercado. Na minha opinião, trata-se do mais estável sistema operacional já desenvolvido pela Microsoft, desde o Windows 95. Parece que a MS acertou a mão. Já era tempo.
Quando instalamos determinados programas, o sistema cria automaticamente um ponto de restauração. Muitas vezes, dependendo do programa, isso não acontece. Na dúvida, o usuário pode criar um ponto de restauração manualmente antes de instalar algo em que não tem inteira confiança.
Se a instalação do programa não atendeu às expectativas, o mesmo pode ser desinstalado, seguindo os procedimentos normais do Windows. Se, mesmo assim, o sistema ficar instável, o melhor é retornar o computador ao ponto imediatamente anterior à instalação. Isso eliminará todos os vestígios. Basta procurar o ponto de restauração criado anteriormente e voltar o sistema a este ponto.
E como fazer isso?
Após fechar todos os programas, vá ao menu iniciar. Digite “Restauração do Sistema“. Em Restauração do Sistema, que aparecerá em “Programas“, clique e vá em frente, escolhendo um ponto de restauração dentre os últimos disponíveis. Escolha o mais recente, criado imediatamente antes de instalar o tal programa. Se não resolver o problema, desfaça a restauração e escolha um ponto mais antigo.
Ficou alguma dúvida? Acredito que sim, pois não entrei em detalhes técnicos e não publiquei ilustrações. Por mais que fizesse não faria algo melhor do que acabo de ler no Guia do PC, escrito por Caio Alexandre.
Então, para saber tudo sobre restauração do Windows 7, recomento a leitura da matéria publicada no Guia do PC.
E que nunca precisem recorrer a ela.