Já vai longe a minha época de colégio, mas ainda lembro que usava algumas técnicas para estudar e aprender o que era interessante saber. Certa vez, no primeiro ano de Economia, gravei toda a aula de um professor durão, justamente a sua última aula antes da prova final, quando ele fez um apanhado de toda a matéria que poderia cair na prova. Chegando em casa passei toda a gravação para um caderno (não havia computador) e levei horas ouvindo e lendo, lendo e ouvindo, ao ponto de decorar toda a aula. Ainda lembro de algumas palavras:
“Você tem um terreninho lá no interior. De repente o governo constrói uma estrada que passa bem na sua porta”. Resumindo: Por ter ido mal durante o ano, precisava tirar nota sete na prova final. Tirei dez. E já se passaram quase cinquenta anos.
Cada qual tem um jeito próprio de estudar. Tive um colega que passava horas preparando cola. Sempre que acabava uma, repetia o processo para fazê-la ainda menor. E assim ia reduzindo seu tamanho, até jogá-la no lixo. Não precisava mais do seu auxílio pois já sabia tudo que lá estava escrito.
Alguns conselhos:
- Escreva as fórmulas de matemática, física ou química em pequenos papéis e cole em locais de fácil visualização. Faça com que aquilo seja parte da sua vida. Leia e releia, sempre que possível.
- Leia a matéria e entenda o que leu. Use um marcador para grifar as partes importantes que, possivelmente, cairão na prova.
- Faça uma síntese de tudo aquilo que você escreveu e considerou mais importante.
- Se o ambiente for barulhento e dificultar a concentração, experimente ouvir música clássica em volume baixo. Muitos não conseguem, pois até a música dificulta a concentração.
- Leia em voz alta.
- Use associação mnemônica para decorar. Por exemplo: para decorar a tabela periódica – família 2 A, “Bela Magrela casou com senhor barãozinho” — Be Mg Ca Sr Ba Rd; ou “Minha velha traga meu jantar, sopa uva nabo e pão”, para decorar a ordem dos planetas do sistema solar (Mercurio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão)
- Estando em casa, procure estudar sozinho. Rende mais. Mesmo nos trabalhos em grupo, procure fazer a sua parte isoladamente, com reuniões periódicas, a menos que todos estejam dispostos a estudar e levar o trabalho a sério.
- Mantenha o conteúdo das lições sempre em dia.
- Não acumule dúvidas. Fale com o professor sempre que não entender alguma coisa. Muitas vezes uma dúvida simples impede todo o entendimento de lições futuras.
- Seja disciplinado. Estipule um horário e estude todos os dias. Não deixe acumular lições.
- Não coma enquanto estuda. Faça uma coisa de cada vez. Desligue a TV e saia das redes sociais enquanto estuda.
- Estude bastante, mas faça pequenas pausas para ir ao banheiro e descansar a mente e o corpo. Aproveite para ir ao Facebook, caso queira.
- Faça uma atividade física. Saia, divirta-se com os amigos. Aproveite bem os horários de folga.
- Durma bem, pelo menos 8 horas por dia.
- Alimente-se bem, com alimentos saudáveis.
- Acompanhe os telejornais, leia revistas e jornais e mantenha-se informado.
- Tenha um dicionário ao seu lado ou instalado no seu computador. Aumente seu vocabulário. A leitura ficará bem mais agradável.
- Faça amigos. Seja simpático. Esteja sempre de bem com a vida. Sorria sempre! Ame e seja amado.