Ainda há quem pense que as estações do ano existem por causa da maior aproximação ou afastamento da Terra em relação ao Sol. Mas não é assim que acontece. O fato de a Terra se aproximar ou se afastar um pouco do Sol não influencia em nada as estações.
As estações (verão, outono, inverno e primavera) são causadas pela inclinação do eixo da Terra (23º) e pela volta que a Terra executa em torno do Sol, o Movimento de Translação.
Assim, no decorrer de um ano vivenciamos quatro estações distintas, mais percebidas nos trópicos de Capricórnio e Câncer, que ficam numa linha imaginária que marca até onde o Sol aparentemente vai nos Solistícios. O Verão e Inverno começam nos SOLISTÍCIOS, que significa PARADA DO SOL. A Primavera e o Outono começam quanto o SOL está nos EQUINÓCIOS, ou seja, quando os dias têm a mesma duração das noites.
Neste momento surge uma pergunta: Considerando que vivemos no hemisfério sul, se o Solistício de Verão acontece em 21 de dezembro, isso significa que neste momento o Sol está no seu ponto máximo ao SUL e dá uma parada visual para iniciar a sua trajetória de volta para o NORTE, até o SOLISTÍCIO de inverno. Levará seis meses nessa viagem. Isso é fato. Por que então o dia 21 de dezembro não marca a metade do verão e, sim, o seu início?
Resposta: Porque a Terra leva um tempo para responder ao calor (ou frio) que recebe. Seria como um pré-aquecimento do forno. Embora tenhamos em 20 de janeiro o Sol na mesma posição em que se encontrava um mês antes do início oficial do verão, o forno já está aquecido e o verão é pleno entre nós, terminando em 20 de março.
Com o Inverno acontece a mesma coisa. Em 21 de junho o sol está no ponto mais ao NORTE, começando a se deslocar para o SUL, e somente neste momento começa o Inverno. São coisas da natureza. Lembro que isso vale para o hemisfério Sul. No hemisfério NORTE é inverno quando aqui é verão, por aí vai.
Peço desculpas se as explicações são bem simples, mas a intenção é a ajudar àqueles que tem pouco conhecimento do assunto.
Há muitas imagens mostrando as estações do ano e o movimento da Terra em torno do Sol . Estão disponíveis na internet e as pesquisas, através do Google, são a melhor maneira de obtê-las.
Espero ter ajudado. Gostaria de saber a opinião do leitor, se vale a pena continuar nesse tema.
As marés, por exemplo, precisam de um estudo mais profundo e merecem um tópico especial. Queremos conhecer o Universo e mal conhecemos o planeta em que vivemos. De onde vem tanta água para elevar o nível dos mares em um, dois ou mais metros, duas vezes ao dia sem causar Tsunamis? E como os lagos fechados e lagoas também sentem o efeito das marés? De onde vem a água que eleva seus níveis? Do subsolo? Seria como se o fundo dos mares e lagos fosse uma imensa esponja retendo e liberando as águas a cada maré? A Terra é OCA? Somente um objeto OCO teria polos magnéticos NORTE e SUL, em vez de DENTRO e FORA.
Pense! Comente!