Em artigos anteriores foram passadas informações para o iniciante que deseja se aventurar no mundo dos blogs. Ter um blog, além de ser uma diversão, é também uma terapia, sem falar na possibilidade de ganhar dinheiro. Quanto mais visitas seu blog receber, mais possibilidades de ser rentável ele terá.
Se você está chegando agora, e ainda não tem o seu blog, recomendo ler “Quero fazer um blog. Por onde começar?” e “Criei um blog. E agora?“.
Abro um parenteses para reproduzir um comentário que Lu Dias fez sobre os artigos já publicados:
“… foi um dos artigos mais inteligentes que já li sobre a feitura de um blog.
Além do mais, não posso deixar de parabenizar a sua generosidade, uma vez que cada novo blog é um competidor. No entanto aqui está a matéria dando todas as dicas de com se fazer um bom blog.
Como bem foi dito, um blog precisa ter qualidade e empatia com o leitor. Isso faz a diferença. Não é o número de artigos postados que o torna melhor.
Há casos, na internet, de blogs excelentes, mas que se empetecaram em demasia, perdendo a identidade com o seu leitor. Viraram verdadeiras revistas virtuais, onde há uma frieza que, aos poucos, vai afastando muitos dos seus participantes ou leitores.
Não adianta ter um número recorde de leitores, se o blog passa a se tornar uma muralha de gelo, mandando a sua identidade pros ares.
O blogueiro não pode colocar como objetivo principal o número de acessos, mas a qualidade de suas matérias.
Outro problema visível é o excesso de posts que não permitem ao leitor uma análise mais profunda de cada um. Além de tornar o blog muito cansativo, já que não nos sobra muito tempo hoje em dia.
As dicas aqui colocadas são muito pertinentes, sem falar na sinceridade de quem as faz ou as colocou.
O Timoneiro está de parabéns, ao se mostrar tão ecumênico, dividindo o seu conhecimento com os outros. Não é todo dia que se vê tanta generosidade.
Lu Dias”
Comentários como esse nos animam a prosseguir. Então, vamos lá.
Daqui pra frente, com seu blog pronto e funcionando, você deverá estudar as técnicas SEO (Search Engine Optimization). Lembre-se de que suas visitas precisam vir, basicamente, de sites de busca. Em seguida, as referências ao seu blog deverão trazer mais visitantes. O acesso direto será responsável por outra fatia. Para começar, abra uma página nos seus favoritos. É lá que você vai guardar os links para sites interessantíssimos que tratam do assunto. Vou citar dois, para começar:
Marketing de Busca que, entre outras informações, fornece uma relação das ferramentas que podem e devem ser usadas para melhorar o desempenho do seu blog.
Seo Master, onde você encontrará um curso SEO. O tutorial, totalmente gratuito, é dividido em 8 partes. Nele você aprenderá as técnicas para tornar o seu blog competitivo e para evitar as armadilhas que poderão ocasionar punição e banimento dos sites de busca.
Após o curso e navegando por outros blogs que tratam do assunto, você passará a ver a blogosfera com outros olhos.
Há uma outra forma de aumentar as visitas. Recentemente, durante a exibição do seriado Maysa, vi as visitas ao Alma Carioca aumentarem consideravelmente, principalmente no horário de exibição da minissérie. Isso tudo aconteceu porque há uma página dedicada à Maysa no Alma Carioca. Ficando atento aos assuntos do momento, o bloggeiro pode tirar partido disso. O nome disso é Hype (raipe) e, para quem quiser saber mais, vale a pena ler “Hype – Colocando seu blog na primeira página do Google“, no Professional Blogger
Boa viagem!