Quantas vezes encontramos pedidos para que compartilhemos uma publicação no Facebook, dizendo que cada compartilhamento ajudaria a custear o tratamento médico de algum necessitado.
Isso aconteceu recentemente com Layane Amaral, vítima da leucemia, que faz tratamento hospitalar em Lisboa. Cada compartilhamento renderia 10 centavos para Layane.
Mito ou verdade?
Tudo indica que a paciente exista, esteja realmente doente e em tratamento contra o câncer. A ajuda que cada compartilhamento poderia proporcionar é FALSA, pois isso não é possível. O Facebook não paga por compartilhamentos. Não há como controlar a quantidade de ações desse tipo e nem saber quem pagará caso isso aconteça. Quem quer ajudar, o faz diretamente, sem depender de compartilhamentos ou curtidas.
Layane Amaral tem leucemia e precisa de vc. Basta clicar em compartilhar e vc estará ajudando. A cada “compartilhar” a menina ganha 10 centavos para ajudá-la no tratamento da doença.
Devemos tomar muito cuidado com pedidos e informações que aparecem na internet, principalmente, nas redes sociais. O fato de ter sido encaminhado por um amigo não atesta a sua autenticidade.
Recentemente foram publicadas fotografias de dois cachorros que, aparentemente, estariam abandonados em uma casa deserta, passando fome, sede e frio. Houve centenas de compartilhamentos pelo Facebook. A polícia foi acionada. Não era nada disso. Os cachorros existem mas não estão abandonados. Os donos da casa ficaram surpresos com tanta agressividade nas mensagens que descobriram pela internet e pelo fato de receberem a visita da polícia e de protetores de animais. Cuidado, muito cuidado na hora de compartilhar uma notícia. Se não souber se é verdade, melhor se omitir.