Se você sempre sonhou em criar abelhas mas desistiu por não morar em casa ou sítio, dispondo de muito espaço, pode começar a pensar na nova atividade. Isso é possível até para quem mora em apartamento.
Muitos moradores de Franca, interior de São Paulo, ganham dinheiro com a produção de mel e própolis, e até vendendo colônias completas aos novos interessados. A atividade ganhou força de dois anos par cá. Meliponicultura é a criação de abelhas da espécie melipona, sem ferrão. Essas abelhas podem ser criadas até dentro de casa. Há 200 espécies de abelhas sem ferrão, mas apenas 20 podem ser usadas para produzir mel. Bastam 2.000 abelhas sem ferrão para formar uma colônia, ao contrário das apismelifera (com ferrão), cujas colônias precisam ter 10.000 insetos.
Além da produção de mel, que hoje é vendido a R$ 8,00 o quilo (preço do produtor), as abelhas são responsáveis por 90% da polinização (troca de gametas) das flores.
Não tenho mais informações técnicas para quem desejar criar as abelhas sem ferrão, mas fica a dica. No YouTube há muitos vídeos sobre o assunto e selecionei alguns que explicam bem detalhadamente para quem deseja iniciar a criação.
Se você mora em Franca, ou cidade próxima a ela, a prefeitura desenvolve colônias e colmeias no Parque de Exposições Fernando Costa, onde os interessados podem ter aulas práticas e aprender o ofício.