Não faz muito tempo o acesso à internet era restrito a poucos usuários que possuíam um computador de mesa. A navegação não era tão simples como agora, os sistemas operacionais quase sempre apresentavam problemas, o que afastava muita gente do novo brinquedinho que surgia. Os vírus eram os grande vilões e os cuidados eram muitos para evitar contaminação.
Atualmente a internet é acessada por computadores tradicionais de mesa, também conhecidos por desktops, e por equipamentos cada vez menores, portáteis, como notebooks, netbooks, smartphones, iPads, e dezenas de novos aparelhos que surgem diariamente. A internet passou a fazer parte da vida de todos. Cresceu a quantidade de usuários e os riscos de segurança. São muitas as possibilidades de uso indevido das informações e de maneiras como obtê-las.
O risco atual não são os vírus, aqueles vilões que iriam apagar seu disco rígido ou fazer brincadeiras inocentes. Hoje se roubam senhas de bancos e, sem que se perceba, o saldo bancário desaparece como por encanto.
Muitos novos usuários não conhecem as medidas de segurança ou não se dispõem a aprender e implementar. Mesmo assim, acessam suas contas bancárias, realizam transações financeiras, digitam senhas, e não se importam em abrir qualquer email ou visitar páginas suspeitas e desconhecidas. Acreditam em tudo que lhe dizem pela internet.
Algumas medidas de segurança para emails e navegação:
- Não abra anexos nos emails que receber, nem de parentes ou conhecidos.
- Não perca tempo com emails tipo “Repassando…”. Costumo deletar sem ler.
- NUNCA clique em qualquer link que venha em algum email, mesmo de amigos ou parentes.
- Não acredite em emails enviados por bancos, cartões, órgãos públicos, etc. Eles não utilizam essa forma de se comunicar com seus clientes. Esta é a maneira mais fácil de instalar um programa ladrão de senha em seu equipamento. Nunca abra esses emails ou clique em qualquer link.
- Fique sempre atento e desconfie. Nem tudo que chega à sua caixa postal é verdadeiro ou bem intencionado. A maioria não é.
- Tenha um antivírus instalado e atualizado. Execute-o frequentemente, pelo menos uma vez por mês.
- Se possível, instale um anti-spyware.
- Mantenha o sistema operacional sempre atualizado.
- Cuidado por onde anda. Nem todos os sites são seguros como este. Muitos deles oferecem links suspeitos e acabam instalando programas espiões em seu computador. Geralmente você é avisado pelos seus sistemas de segurança. Trate de recusar qualquer instalação não autorizada.