O que são os Fundos Imobiliários
Recentemente os fundos imobiliários têm conquistado espaço na alocação de recursos dos investidores dos brasileiros. Eles possuem características tanto de ações, uma vez que suas cotas são negociadas na Bolsa de Valores, quanto de aluguel de imóveis, que é a fonte primária de seus rendimentos. Uma opção bastante popular de Fundos Imobiliários é a de agências bancárias, como o BBPO11, que aluga agências para o Banco Brasil, e o SAAG11, que aluga para o Santander.
Vantagens dos Fundos Imobiliários
Mas quais são as vantagens dos fundos imobiliários? Não é melhor comprar um imóvel para alugar? Os fundos imobiliários apresentam algumas vantagens. Primeiro, o valor para começar a investir é baixo. Geralmente com R$ 1.000,00 já é possível comprar uma cota de fundo imobiliário.
Outra vantagem importante é que os rendimentos são isentos. Ao alugar diretamente um imóvel paga-se, dependo da faixa de rendimento, até 27,5% de imposto de renda. É uma parcela importante que vai para o governo. Já com o fundo imobiliário, você não paga nada de imposto sobre os rendimentos.
A compra e venda das cotas de Fundos Imobiliários é feita por negociação na Bolsa de Valores. É preciso estar associado a uma corretora para fazer as operações, a qual geralmente cobra uma taxa mensal. A liquidez depende de cada Fundo Imobiliário, mas é maior do que de um imóvel. A taxa de corretagem para compra e venda de cotas de Fundos Imobiliários varia dependendo da corretora, porém é muito menor do que a corretagem na venda de imóveis, a qual gira em torno de 5%.
Desvantagens dos Fundos Imobiliários
E quais são as desvantagens dos Fundos Imobiliários? Eles apresentam basicamente os mesmos riscos que a investidor teria ao comprar um imóvel para alugar. Porém, uma diferença importante é que a administração é feita pelo gestor do fundo. Se por um lado isso é bom, pois não há trabalho, por outro lado você esta delegando a terceiros a administração dos riscos. Desta forma é importante conhecer bem o Fundo Imobiliário, saber de quais imóveis é constituído, para quem aluga, taxa de vacância, etc.
Em relação aos lucros na venda das cotas de Fundo Imobiliário, incide imposto de 20% contra até 15% na venda de um imóvel.