Quanta bobagem circula pela internet! Essa é mais uma. Há um e-mail correndo o mundo, aconselhando a passar farinha de trigo nas queimaduras. Como se não bastasse, orienta a não molhar previamente o local, passando a farinha rapidamente na área atingida. Ninguém assina, não há responsável pela orientação, mas há detalhes de como esse remédio milagroso foi usado na guerra do Vietnam.
Quem seguir este conselho, além de não ficar curado, ainda contaminará o local atingido, com sérios riscos de contrair uma infecção por bactérias.
O Ministério da Saúde recomenda nunca tocar a queimadura com as mãos, não furar as bolhas, não tentar descolar tecidos grudados na pele queimada, não retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado, não passar manteiga, pó de café, creme dental, ou qualquer outra substância, além de procurar socorro médico imediato. A primeira providência deve ser resfriar o local atingido com água fria em abundância. Em seguida, procurar socorro médico.
Considerando que nem sempre o médico está disponível, havendo lugares não muito distantes dos grandes centros urbanos onde as populações só o conhecem por ouvir falar, já aconselhei, no caso de pequenas queimaduras, a passar clara de ovo no local atingido. Embora também haja o risco de contrair uma infecção, foi o tratamento que testei em mim e em pessoa da família com bons resultados, eliminando prontamente a dor evitando a formação de bolhas. Pelo sim, pelo não, já usei a clara de ovo numa queimadura pequena e continuaria usando, se necessário. Mas, como não sou médico, recomendo que não me imitem. Façam o que eu digo, não façam o que eu faço, já dizia minha mãe. Falando em mãe, durante um período de sua vida ela esteve bem doente, não saindo da cama. Mesmo com todos os cuidados que recebeu, houve a formação de uma escara profunda na região sacral. O tratamento foi simples: manter a área limpa e encher o orifício com uma papa feita com açúcar, povidine (anti-séptico) e hipoglos. Isso restaurou completamente os tecidos necrosados. Como foi usado por indicação médica, repasso aos leitores.
Então, em caso de queimaduras, a primeira providência é resfriar o local queimado, deixando-o sob a água fria corrente por dez minutos e, em seguida, procurar socorro médico.