É preciso aquecer o motor do carro antes de sair?

O inverno chegou para valer! Termômetros marcam menos de 14o C. no Rio de Janeiro! Nesse frio, algumas pessoas têm o hábito de esquentar o motor do carro antes de sair de casa. Deixam o carro parado na garagem com o motor ligado até que esteja aquecido. Mas será isso realmente necessário?

Meu primeiro carro, na década de 80, era um Escort a álcool com afogador. Para os que não são dessa época, os carros a álcool tinham um afogador que era puxado para que o veículo pegasse. À medida que o motor esquentava, ia-se voltando o afogador à posição original. Os tempos mudaram… “Álcool” virou “etanol” e não existem mais “carro a álcool” e sim “flex”. Porém, alguns hábitos persistem, como o de aquecer o motor do carro. Isso não somente é desnecessário, como também não é recomendado. Segundo Glauco Lucena, da revista Autoesporte, as montadoras recomendam que o motor seja aquecido com o carro em movimento. Assim, ele alcançará a temperatura ideal sem desperdício de combustível.

Ao deixar o carro parado com o motor ligado aquecendo, você não só estará desperdiçando combustível, como também piorando a qualidade do ar. Isso é ainda mais prejudicial em garagens fechadas com pouca ventilação, onde vários carros ligados podem prejudicar significativamente o ar.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.