Pensei duas vezes antes de escrever este artigo. Estaria entregando o ouro ao bandido? Afinal, estamos disputando importantes posições na web e desejamos colocar melhor nossos domínios nos resultados das pesquisas. Somos concorrentes. Mas, acima de tudo, somos seres que escolheram caminhos parecidos e só nos fortaleceremos na medida em que compartilhemos nossos conhecimentos e experiências. A blogosfera é um mundo especial e há lugar para todos.
Sem querer ser dono da verdade, nem escrever um tratado completo sobre o assunto, vou repartir algumas sugestões, meia dúzia de dicas para melhorar um blog, coisas que aprendi ao longo do tempo e às custas de muitos erros e arrependimentos.
Título
A primeira dica refere-se ao título da publicação. Seja econômico. Procure dizer tudo em poucas palavras. Quem chegou até aqui o fez, muito provavelmente, pesquisando na internet. O Google é responsável por quase 90% das nossas visitas. Quando procuramos determinado assunto costumamos usar palavras-chave em nossas pesquisas. Um exemplo está aqui nesta postagem. Queremos encontrar dicas para blogs. De quebra, que sejam úteis. Então, o título deve ser o mais direto possível para dizer isso: Dicas úteis para blogs. O uso de adjetivos é aconselhável.
Textos
Um blog deve ter conteúdo de qualidade, que atenda satisfatoriamente às necessidades do visitante, deve ser atualizado com frequência e demonstrar que foi feito com cuidado, carinho e atenção. O leitor deve se sentir em um ambiente confiável e sair satisfeito.
As primeiras palavras são importantes, pois os mecanismos de busca irão usá-las para descrever o artigo nas pesquisas. Prefira colocar palavras-chave logo no início, mas sem exagerar. No caso deste artigo, muitos dirão que estou fazendo a coisa errada, já que não entrei direto no assunto (“Pensei duas vezes antes de escrever este artigo. Estaria entregando o ouro ao bandido?) . Como utilizo um plugin onde indico que palavras quero que sejam usadas na descrição, isso deixa de ser problema.
Imagens
A ilustração ajuda bastante na compreensão do texto, mas as imagens devem ser leves para não prejudicar a abertura da página. Não coloque fotografias que ocupem mais do que 40k de espaço. O ideal seria não passar de 10k.
Não exagere na quantidade de ilustrações e no tamanho de cada uma delas.
A resolução não deve passar de 72 dpi (pontos por polegada). Alguns textos antigos do Dicas do Timoneiro ainda usam imagens grandes e pesadas, mas aos poucos serão substituídas por outras mais leves, sem perder qualidade.
Se o nome que identifica a foto for composto, use hifens (-) para separá-los . Não use underline (__) ou espaços entre as palavras. Prefira sempre arquivos jpg pois comprimem bem a imagem mantendo uma boa resolução.
Linguagem
O português deve ser correto. Use um revisor automático, daqueles que sublinham em vermelho as palavras erradas. Não procure escrever para intelectuais, principalmente se você não for um deles e seu blog for destinado ao público em geral. A internet está democratizada e nem sempre seus leitores entenderão palavras complicadas sem usar um dicionário. Escreva como se estivesse conversando normalmente. Afinal, é isso que sempre fazemos. Escreva, revise e corrija. Para conjugar verbos corretamente recorra ao site CONJUGA-ME. É um auxílio importante. Use um tradutor para facilitar a vida de quem fala outros idiomas. Torne seu blog internacional, sem limites impostos pelo idioma do visitante.
Enfeites
Evite usar objetos desnecessários. Se possível, elimine todos. Só servem para retardar a abertura da página. Reduza a quantidade de acessórios, widgets e plugins, que pouco ou nada acrescentam ao que o internauta deseja. Para saber quanto tempo seu blog está demorando para abrir, faça o teste no WEBWAIT. Sites lentos são penalizados e perdem posições nos resultados das pesquisas.
Monetização
Possivelmente serão colocados anúncios em seu blog. Não abuse deles, tomando cuidado para que não prejudiquem o conteúdo, que é o principal objetivo do blog. Os anúncios servem para completar a informação, podendo ajudar o visitante a encontrar o que procura. Lembre-se de que os anúncios concorrem entre si. Não adianta ocupar espaço com o anunciante que remunera mal o editor ou demora a pagar. Sua presença pode prejudicar o bom anunciante, que respeita e reconhece o trabalho do editor, exercendo a verdadeira parceira .
Links
Links externos e internos são muito importantes para aumentar a autoridade da matéria perante os buscadores. Falando nisso, uma de nossas páginas mais acessadas trata da instalação de antenas parabólicas.
Celulares
Vá pensando em ter uma versão do seu blog para celulares. No futuro próximo a maior parte dos acessos será feito por essa ferramenta. O que estiver do lado esquerdo será melhor visualizado.
Twitter e Facebook
É mais vantajoso ter um retweet do que um curtir. O Facebook é fechado, enquanto o Twitter é aberto.
Clique aqui e saiba mais…
Não use essas expressões como texto âncora. Utilize o título da matéria ou algo referente a ela.
Este artigo receberá constantes atualizações. Sempre que me lembrar de algo, prometo acrescentar aqui.
Alguma sugestão?