Álcool para limpeza doméstica não deve ser usado nas mãos
Sabemos que lavar bem as mãos e passar álcool, principalmente na forma Gel, com 70% de concentração, é importante para evitar a contaminação pelo vírus H1N1. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados.
O álcool em Gel, encontrado na seção de limpeza dos supermercados, não é adequado para lavar as mãos. O produto é indicado para a limpeza doméstica e contém Benzoato de Denatônio, uma substância amargante, usada como desnaturante. Segundo consta do rótulo, embora em letras pequenas e de difícil leitura, “em caso de contato com a pele lave imediatamente com água em abundância”. Logo, o produto não deve ser usado para lavar as mãos. E tem mais: “Se houver sinais de irritação, consultar um médico.” Além disso a concentração não é a recomendada, de 70%, mas de apenas 48,6% de álcool etílico.
Ao comprar álcool em gel para se prevenir da gripe, certifique-se de que está adquirindo um produto específico para a higiene das mãos. Leia o artigo Álcool em Gel 70% para se proteger do vírus.
* O denatônio é o composto mais amargo conhecido até hoje. Uma concentração de 10 partes/milhão (ppm) é extremamente irritante para a maioria dos seres humanos. (Wikipédia)