Cuidados ao comprar brinquedos

O risco dos brinquedos sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização, Qualidade Industrial

Aproxima-se o Dia das Crianças e o mercado será inundado por brinquedos baratos, muitos de procedência duvidosa. São brinquedos produzidos sem obedecer a qualquer norma de segurança e podem trazer sérios riscos à saúde das crianças, podendo levar até à morte.


Algumas dicas importantes:

  • Compre o brinquedo adequado à idade da criança
  • O material empregado não deve ser tóxico
  • Verifique o prazo de validade das massinhas para modelagem
  • Observe se não há pontas perigosas ou objetos que soltem com facilidade. A criança costuma levar objetos à boca.
  • Verifique se há, na embalagem, o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização, Qualidade Industrial e a indicação da faixa etária para a qual o brinquedo é indicado.

Entregar um brinquedo pirata a uma criança é um risco muito grande. Crianças não sabem avaliar o perigo e podem se intoxicar com tintas, engolir pequenas peças, sofrer cortes ou queimaduras. Faça suas compras em lojas estabelecidas legalmente e exija a nota fiscal.

Com a Nota Fiscal você poderá, se necessário, exigir os seus direitos. Mas saiba que o Código de Defesa do Consumidor estabelece prazos para você reclamar.

  • 30 (trinta) dias para produtos não-duráveis;
  • 90 (noventa) dias para produtos duráveis.

Se o defeito não for aparente, dificultando a sua identificação imediata, reclame assim que notar o defeito. Os prazos começam ser  contados a partir do seu aparecimento. O fornecedor tem o prazo de 30 dias para resolver o problema. Depois desse prazo, o consumidor poderá exigir: a troca do produto, o abatimento no preço ou a devolução do dinheiro.

O comerciante não é obrigado a trocar um produto que estiver em perfeito estado. Só existe essa obrigação se houver anotação na Nota Fiscal.

 

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.