Cuidado ao comprar alimentos congelados nos supermercados

Alguns mercados costumam desligar os freezers durante a noite para economizar energia. Pela manhã, bem cedinho, a energia é restabelecida e tudo volta ao normal. Volta ao normal?

Embora aconteça com frequência, isso é um crime e pode causar sérios danos à saúde do consumidor.

Frequentava um supermercado do interior que instalou um belo freezer para a venda de peixes congelados. Era freguês assíduo, pois gosto de peixe, em especial linguado, congelado ou não. Um dia, logo que o mercado começou a funcionar, lá estava para comprar meu almoço. Estranhei ao encontrar as embalagens de peixe molhadas e o produto amolecido. O equipamento estava ligado, mas havia a formação de gelo escorrido pelas beiradas, diferente daquele sequinho que encontramos até nos congeladores domésticos. O peixe havia passado a noite em temperaturas superiores às permitidas, ou seja, 18º negativos.

Não levei o peixe e também encontrei a explicação para  a manteiga , que quase sempre estava rançosa, mostrando que os lacticínios  também eram mantidos fora da refrigeração durante a noite. Estes, não precisando de congelamento, deveriam ficar em temperaturas próximas a zero grau, mas não era o que acontecia nas madrugadas.

Vigilância SanitáriaE as carnes?

Será que o açougue também entrava na onda de economia? Pelo sim, pelo não, passei a não comprar produtos que necessitam de refrigeração quando faço minhas compras neste mercado.

Ao comprar congelados, observe o aspecto do produto e do equipamento. Se houver indícios de que o freezer tenha passado a noite desligado, não compre e reclame com o gerente. Se necessário, denuncie à Vigilância Sanitária.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.