Algumas dicas para quem acabou de criar um blog e não sabe por onde começar.
Parabéns! Você é mais um entre os milhares de blogueiros que fizeram o mesmo nesta última hora. Espero que tenha lido o post anterior sobre o assunto, “Quero fazer um blog. Por onde começar?” e escolhido um bom nome para o blog, de acordo com o tema a ser desenvolvido. Para que seu blog apareça entre milhões, muita coisa precisa ser pensada e o o nome aparece em primeiro lugar.
Não se preocupe em colocar muito conteúdo inicialmente, mas preocupe-se com a qualidade daquilo que será publicado. Escreva com cuidado, faça uma, duas, três revisões antes de publicar.
Escreva regularmente. Não abandone o blog por uma semana ou mais, nem retorne pedindo desculpas pela ausência.
A esta altura você já deve ter definido um nicho de mercado. Lembre-se de que a maioria dos seus visitantes chegarão às suas páginas através de mecanismos de busca, principalmente Google e Yahoo. Eles precisam encontrar o que procuram e, principalmente, retornar sempre. A escolha do nicho deve ser baseada na sua experiência, no seu conhecimento, e não naquilo que está sendo mais procurado atualmente. Lembre-se de que ser mais um entre milhares não vai resolver muita coisa. É melhor ser único e ser bom naquilo que faz.
Não coloque enfeites no seu blog. O computador já fornece a hora. Não precisa colocar relógio. Esqueça as musiquinhas que só servem para afastar o visitante e passar uma imagem de blog amador.
Ao escolher o tema lembre-se de que os fundos claros são os melhores. Fundo branco, de preferência. E a publicidade deve se adequar ao conteúdo, sem margens, com o fundo na mesma cor, como acontece nesta página.
Se você optou por ter o seu próprio domínio e utilizar a plataforma WordPress, saiba que ela fornece muitas funcionalidades extras, os plugins. Devem ser usados com parcimônia, mas são fundamentais para dar mais conforto ao visitante. As “matérias mais lidas” é uma dessas funcionalidades e ajuda bastante o visitante apressado. Lembre-se de que sua missão será manter o internauta por mais tempo em suas páginas e fazer com que goste e retorne.
Nem precisa dizer que pop-ups, pop-unders e coisas desse tipo não devem ser usados em propaganda. Admite-se que nova janela seja aberta apenas para subscrever um feed ou quando haja necessidade de permanecer lendo o texto e consultar alguma referência externa. Fora isso, nunca usar.
Seja sempre franco, honesto, transparente. Transmita a sua experiência, não deixe comentário sem resposta.
Para finalizar, tendo escolhido o assunto, escreva seu artigo. Pense em um título pequeno, mas objetivo. Diga tudo em poucas palavras. Se for necessário, faça o título curto e inclua uma linha, no início do texto, detalhando o assunto (lead).
O texto não deve ser longo. Não use mais de 500 palavras. Se necessário, use sub-títulos. Facilita e não cansa o leitor. Não esqueça de pular uma linha entre os parágrafos.
É melhor encerrar este tópico, pois o contador já indica quase 500 palavras.
Você costuma seguir essas regras? Divida conosco sua experiência. Comente.