Mesmo morando em apartamento é possível fazer a compostagem doméstica
A composteira pode ser preparada em um tambor de plástico. Ali serão depositados cascas de frutas, folhas e talos. Seu tamanho depende muito do espaço disponível para abrigá-la. Para uma família de quatro pessoas, um tambor de 50 litros é suficiente para receber o lixo produzido em um mês.
Inicialmente, é preciso furar a lateral do recipiente para permitir o escoamento do líquido que se forma com a decomposição dos restos. O líquido não é tóxico e pode ser recolhido em vasilhas.
Preparado o recipiente da composteira, forre o fundo com pedrinhas e coloque uma camada de lixo orgânico. Em seguida coloque uma camada de terra misturada com folhas secas. Torne a colocar uma camada de lixo e mais uma de terra e folhas, sempre intercalando as camadas.
É importante revolver as camadas a cada três dias para garantir a oxigenação e acelerar a decomposição.
Em dois meses o processo de compostagem estará terminado e o adubo poderá ser utilizado.
Se você tem muitos vasos de plantas em sua casa ou apartamento, vale a pena ter esse trabalho e preparar o seu próprio adubo. Havendo sobras, doe aos amigos ou aplique nos jardins do condomínio.
A composteira reduz o lixo doméstico em cerca de 60%.
A compostagem é um processo natural que decompõe resíduos orgânicos, transformando-o num material escuro, com aspecto de solo, chamado “composto”, rico em nutrientes.