A internet é um enorme oceano, com alguns mares de águas tranquilas e outros onde não se deve navegar. Há sites que buscam atrair a atenção do navegante com propósitos criminosos, para instalar vírus e programas ladrões de senhas nos computadores, ou simplesmente faturar com anúncios, sem oferecer nada em troca.
Como os visitantes que chegam a um endereço o fizeram, em sua maioria, depois de consultar o Google ou outro instrumento de busca, os algorítmos de pesquisa procuram filtrar os sites e apresentar resultados que melhor atendam às necessidades de quem fez a consulta.
O Google utiliza desde agosto/2011 um novo algorítimo, chamado de Panda, que já destronou muitos sites que apareciam nas primeiras páginas dos resultados das pesquisas e não ofereciam a informação que o internauta procurava. Outros, com conteúdo de qualidade e que estavam em páginas mais distantes, foram levados para as páginas iniciais. Assim, cada vez mais, a qualidade está sendo reconhecida e premiada.
Como se não bastasse, as preferências do internauta também são levadas em conta na hora de apresentar resultados. Dependendo do perfil de cada um, as pesquisas poderão mostrar ou suprimir determinados sites. O que é mostrado para um não será, necessariamente, o mesmo que será mostrado para outro, mesmo utilizando as mesmas palavras na pesquisa. Certo ou errado, é assim que as coisas acontecem.
Então, como tirar proveito da internet e realizar pesquisas na rede mundial de computadores?
O Dr. Google, como é chamado por quem está habituado a se valer dele para suas pesquisas, sempre tem a resposta.
O primeiro passo é identificar exatamente o que se procura. O que você quer? Defina bem o que você deseja para não achar coisas que não interessam. Defina o assunto, escolha palavras-chave objetivas e, se quiser, indique o tipo de documento procurado.
Exemplo: “Instalar antena parabólica“.
Os resultados mostrarão muitos sites. Passe os olhos nos endereços indicados e tente identificar aquele que parece atendê-lo melhor. Além do resumo que sempre aparece, leve em conta se a página é antiga, demonstrando confiabilidade.
Os sites que aparecem nas primeiras posições são aqueles que foram considerados mais qualificados, com informações completas e em condições de melhor atender às necessidades do internauta.