Esta dica se aplica mais a quem se envolve em acidentes de trânsito com motos, mas é válida para acidentes com qualquer outro tipo de viatura, com ou sem vítimas.
Se você teve a infelicidade de se envolver num acidente de trânsito, fotografe os veículos acidentados, faça um filminho com o seu celular, anote o nome e telefone de testemunhas. Se houver feridos, mesmo que levemente, chame a ambulância. Isso deixará registrado que não houve omissão de socorro. Anote o horário em que houve o acidente e o socorro foi chamado. Em seguida, chame a polícia e peça para registrar a ocorrência. Anote o nome dos policiais que o atenderam no local, assim como dados da viatura. Em seguida, vá até a delegacia e registre o BO (Boletim de Ocorrência). Não deixe para depois. Vá logo em seguida ao acontecido. Mesmo que não haja vítimas faça tudo isso, pois a seguradora também exigirá esse registro, caso seja acionada por algum dano em seu veículo.
Para que tudo isso? Será mesmo necessário?
Se você não tomar essas providências poderá ser supreendido por um policial na sua porta, algum tempo mais tarde, com uma intimação para ir à delegacia, acusado de omissão de socorro. Muitas vezes a suposta vítima, sabendo da sua ignorância, procura tirar vantagem da situação, submetendo-se a exame no IML e registrando queixa por omissão de socorro, cobrando indenização por danos morais, tempo que ficou sem trabalhar, conserto da moto, etc.
Se você fez tudo certinho, ainda assim terá um pouco de trabalho, mas a defesa ficará muito mais fácil para o advogado que o assistir.