Hoje cedo comprei algumas carambolas bem bonitas. Chegando em casa, logo preparei um delicioso suco e me animei a pesquisar sobre as suas propriedades para publicar aqui.
De fato, a carambola é rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas A, C e do complexo B. Combate a febre, estimula o apetite.
A caramboleira começa a produzir frutos em 4 anos. É originária da Índia, tendo chegado ao Brasil em 1817. É fruta de fundo de quintal, não havendo produção em larga escala.
Um detalhe me chamou a atenção: a carambola é perigosa. Transcrevo o que está na Wikipédia, embora haja muitos outros registros sobre o assunto:
“Pessoas portadoras de insuficiência renal não podem comer carambola, pois esta fruta possui uma toxina natural que não é filtrada pelo rim destas pessoas, ficando retida no organismo e atingindo o cérebro, podendo levar inclusive à morte. Os sintomas de intoxicação são crise de soluços, confusão mental, convulsões e coma. Portadores de diabetes devem consultar o médico antes de comer, pois podem sofrer de insuficiência renal e não saber.”
A carambola é muito comum no nordeste brasileiro. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa.