Seria o bacalhau uma espécie de peixe? Na realidade existem várias espécies de peixes comercializadas com o nome “bacalhau”, como por exemplo: Gadus morhua, Gadus macrocephalus, Gadus virens ou Pollachius virens (escamudo), o Molva molva (Ling) e Brosmius brosme (Zarbo). Até mesmo um peixe de rio, o Piraracu da Amazônia, muitas vezes é comercializado com o nome de “bacalhau brasileiro”.
Dentre as espécies de bacalhau, o chamado “bacalhau verdadeiro”, ou “bacalhau do Porto” é o Gadus morhua. Essa espécie de peixe é encontrada no Atlântico Norte, especialmente na Noruega. Apesar do “bacalhau do Porto” não ser encontrado em águas oceânicas da costa portuguesa, recebe esse nome em referência à cidade lusitana que há séculos tornou-se uma das principais importadoras desse pescado. O bacalhau “verdadeiro” também costuma receber a denominação de “bacalhau da Noruega”.
O bacalhau na alimentação
O bacalhau possui somente 1% de gordura porque a armazena a no fígado (o óleo de fígado de bacalhau), sendo de fácil digestão. Bacalhau também é bastante nutritivo, pois é rico em vitaminas A, E e D; e sais minerais como ferro.
Receita de Bacalhau ao Forno
* Coloque o bacalhau de molho e cozido tira-se as espinhas e a pele.
* Derreta depois 2 colheres de manteiga com uma colher de farinha de trigo, uma colherzinha de mostarda e um pouco de pimenta, acrescentando-se uma xícara de leite.
* Deite o bacalhau neste molho deixe ferver um pouco, deite em seguida tudo em um prato, cubra com uma camada de pó de rosca e outra de queijo ralado.
* Coloque um pouco de manteiga derretida por cima.
* Leve ao forno para corar.