Esta semana fiz um exame da carótida. Trata-se de um “Eco-doppler colorido das carótidas e artérias vertebrais” para ver como está o calibre das artérias, se há obstrução e como se comporta o fluxo sanguíneo.
Quando fiz o exame pela última vez estava com quase 30% de obstrução. Imaginava que poderia estar bem pior agora, passados alguns anos desde o exame anterior.
Já faz algum tempo que venho bebendo suco de romã, grande vantagem de quem tem uma romãzeira em seu quintal. Diz a tradição que uma das propriedades da romã é, justamente, desentupir as carótidas.
E não deu outra. As minhas carótidas estão com obstrução menor do que 20%. Para quem não faz qualquer dieta é um bom resultado.
Mas, vamos falar de AVC, o “Acidente Vascular Cerebral“, o popular “derrame“, e conhecer os seus sinais.
Um amigo de longa data recebeu este email e confirma que assistiu a um médico dando a mesma explicação pela televisão. Vamos a ela:
Se todos se lembrarem de algo tão simples como o que será descrito abaixo, poderemos ajudar a salvar algumas pessoas.
Durante um piquenique, uma amiga chamada Ingrid tropeçou e teve uma pequena queda – ela assegurou a todos que estava bem (eles ofereceram-se para chamar uma ambulância). Ela disse que apenas tinha tropeçado por causa dos sapatos novos.
Os amigos limparam-na e arranjaram-lhe um novo prato de comida. Enquanto parecia um pouco abalada, Ingrid continuou a divertir-se o resto da tarde.
O marido da Ingrid chamou mais tarde para dizer a todos que a sua mulher estava no hospital (às 6:00h da manhã Ingrid faleceu). Tinha sofrido um AVC (Stroke, em inglês) durante o piquenique.
Se eles tivessem sabido identificar os sinais do AVC, talvez a Ingrid ainda estivesse viva. Algumas pessoas não morrem, mas ficam incapacitadas e com graves sequelas.
Os neurologistas dizem que se conseguirem chegar até a vitima de AVC dentro de 3 horas, podem reverter totalmente os efeitos.
O truque está em reconhecer os sinais de AVC, diagnosticar, e obter assistência médica no prazo de 3 horas, o que não é fácil.
Às vezes os sintomas do AVC são difíceis de identificar. A vitima pode sofrer danos mentais muito graves quando as pessoas mais próximas falham em reconhecer os sintomas básicos de um AVC.
Vejam como é fácil identificar um AVC: Lembre-se das 3 letras de STROKE: S, T e R.
-
S * Peça à pessoa para sorrir (Smile)
-
T * Peça para ela dizer (Talk) uma frase simples e coerente (ex: Está um dia lindo!!!)
-
R * Peça para que levante (Raise) os dois braços.
Se a pessoa apresentar problemas para fazer alguma destas três coisas, chame socorro médico imediatamente e descreva os sintomas a quem atender.
Outro sinal de um AVC:
-
Exame da língua
Peça à pessoa para por a língua de fora. Se a língua estiver torta ou for para um lado ou para outro, isso é indicação de AVC.
Agradeço ao meu amigo Roberto Carvalho pela dica. Que nunca precisemos, tanto para nós como para nossos amigos.