A importância do óleo lubrificante na vida útil do veículo

helix hx5O óleo lubrificante, como o próprio nome diz, é responsável pela lubrificação interna do motor. Bastariam poucos segundos de funcionamento sem óleo para que danos sérios acontecessem ao motor.  Há vários tipos de óleos, minerais e sintéticos, com viscosidades diferentes, para motores novos ou muito rodados. Consulte o manual do carro para verificar a especificação do óleo recomendado pela montadora. Alguns óleos suportam uma quilometragem bem mais alta, de 10 a 15 mil quilômetros, mas isso pode variar, de acordo com a qualidade do combustível que for utilizado.

No meu carro prefiro usar um óleo mineral de boa qualidade, 15W 50 – Helix HX5 da Shell, que é um óleo com viscosidade fina e tem aditivos de última geração, e trocá-lo após 3 mil quilômetros, junto com os filtros de óleo e de ar. A despesa não chega a cem reais e o motor fica limpo e protegido. Ao trocar o óleo do cárter, sempre troque o filtro de óleo e verifique o nível dos demais óleos (freio, caixa, direção hidráulica).

Semanalmente verifique o nível e complete, se necessário, com o mesmo tipo e marca. Não troque de marca. Uma vez escolhido um óleo, seja fiel. Mesmo que o carro rode pouco troque o óleo após 6 meses, qualquer que seja a quilometragem. Cuidado ao verificar o nível nos postos de gasolina. Alguns frentistas ganham comissão por óleo vendido e não colocam a vareta medidora até o final. Assim, ao completar a suposta falta, o nível ultrapassa o limite máximo aceitável e atingirá as velas e outras peças do motor que devem permanecer secas.  O ideal  é trocar o óleo por completo, acompanhando a operação, substituindo também o filtro.

radiadores

Não esqueça de verificar o sistema de arrefecimento, trocando a água do radiador e colocando um aditivo de qualidade. Costumo usar o fluido da Shell, mas isso é escolha pessoal. Leia o manual do seu veículo e ouça seu mecânico.

Segundo informações disponíveis no site da Shell, “o produto mantém o máximo de rendimento do motor, reduzindo a formação de depósitos que dificultam a refrigeração, evitando entupimentos.
– Protege os componetes metálicos do radiador contra a corrosão.
– Reduz a formação de espuma, proporcionando uma refrigeração mais efetiva.
– Evita a fervura e o congelamento da água do sistema de refrigeração. Conserva o sistema de refrigeração por ser compatível com mangueiras e demais partes flexíveis, e ligas de alumínio.

Aprovações/Recomendações

– Mercedes Benz conforme MBB F-7700.00 classificação 325.2 motores série 400.
– Atende as normas: ABNT NBR 13705A, ASTM D-3306, ASTM D-4985 e SAE J-1034.
– Formulado segundo o sistema internacional de garantia de qualidade Shell, com fluido à base de etileno glicol e aditivos anticorrosivo e antiferrugem.

Concentração Recomendada

– Uma solução contendo 33% a 50% do fluido oferece proteção contra a corrosão e aumenta o ponto de ebulição da água em cerca de 4 a 8 ºC.”

 

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