A tendência mundial é usar, cada vez mais, equipamentos portáteis para acessar a internet. Equipamentos de grande porte, dentre os quais o notebook também é incluído, estão com os dias contados, a menos que seu trabalho exija um equipamento maior para ser realizado.
Os sites começam, aos poucos, a se adaptar à nova realidade. O problema é a lentidão com que isso acontece. Enquanto os usuários têm pressa, os desenvolvedores e editores andam devagar, sem acreditar que vivem em uma época de imensas mudanças.
Google na sua cidade
Participei de um evento promovido pelo Google, onde estavam presentes muitos editores do Rio de Janeiro, representando os maiores sites e blogs. Quando perguntados, a maioria respondeu que seus sites ainda não ofereciam uma versão própria para acesso pelo celular.
Estão perdendo oportunidades e dinheiro.
Os anunciantes já descobriram o grande potencial do acesso móvel e sabem que o usuário usa o telefone para navegar pela internet e também para pesquisar e fazer compras. Reclamam, com razão, que desejam anunciar, mas que faltam espaços para publicar seus anúncios. Poucos sites já se adaptaram e utilizam o AdSense corretamente para oferecer esses espaços. Dentro de pouco tempo todos usarão smartphones cada vez mais sofisticados, com mais recursos, com a tenologia 4G que permitirá maiores velocidades de conexão. A inclusão digital é uma realidade. Não pode ser ignorada.
Estamos antenados…
Os especialistas recomendam a criação de uma versão especial para acesso móvel, diferente daquela tradicional, acessada pelo desktop ou notebook, mas isso não é obrigatório. O importante é oferecer condições para que o proprietário de um IPhone possa navegar pelas páginas do site e encontrar aquilo que procura, de forma clara, com letras grandes, de fácil leitura.
Quem utiliza o WordPress pode instalar um plugin, o WPtouch, que atende muito bem, e criar páginas especiais, sem links para acesso tradicional, com acesso apenas por smartphones.
Se você tem um IPhone, experimente acessar o Dicas do Timoneiro (http://www.dicasdotimoneiro.com.br) ou o Alma Carioca (http://www.almacarioca.net) utilizando este equipamento. Navegue à vontade.
Sendo anunciante, o AdWords mostra critérios personalizados para você escolher onde publicar o seu anúncio nestes dois sites.
Estamos antenados! E você?