Para escrever essa dica precisei fazer um churrasco. Afinal, seriam necessárias fotos para ilustrar a matéria. Mas, com tanta cerveja, acabei fazendo apenas essa foto, com o celular.
Comprei alcatra e linguiça. Um churrasco simples, pois não havia convidados para compartilhar a refeição. Os cachorros, estes sim, ficaram doidos com a fumaça que ia longe e puderam beliscar alguns pedaços de carne.
Para acender o fogo, não deixe para fazer isso na última hora. Acenda uma hora antes, para o carvão atingir o ponto certo, em brasa. Embeba um pão velho ou jornal amassado com álcool e coloque no centro da churrasqueira, entre os pedaços de carvão. Acenda com fósforo. mantenha distância para não se queimar e nunca deixe as crianças por perto.
É bom ter acompanhamento para as carnes. O pão é um deles. Você pode serví-lo fresco, fatiado ou assado na churrasqueira com pasta de alho. Você pode comprar a pasta pronta ou fazê-la em casa. Misture cinco dentes de alho grandes, picados e amassados, a 250 gramas de manteiga mole. Depois, é só passar no pão e colococar sobre a grelha.
Salada de folhas verdes como rúcula e agrião formam um par delicioso com carne vermelha. Experimente. Também há os que não dispensam o arroz, o feijão e a farinha. O gostoso do churrasco é isso: ele combina com quase tudo.
Você pode assar vários tipos de carne ao mesmo tempo, mas o ideal é assar uma de cada vez, pois fica mais fácil controlar as peças até ficarem prontas. Comece com linguiça, coraçãozinho e azinha de frango. Depois leve ao fogo as estrelas do churrasco, picanha, maminha, costela e alcatra.
Para deixar a carne suculenta, sem ficar seca e sem caldo, antes de colocar o sal grosso grelhe levemente as duas faces da peça, colocando-a por dois minutos sobre a grelha. retire-a da churrasqueira, deixe esfriar um pouco e, só então, coloque o sal. Isso porque o sal suga o caldo de dentro da carne, ressecando-a. Mas, se você der uma grelhada antes, evitará que isso aconteça. Ou seja, você vai ‘selar’ a carne. Para impedir que a linguiça resseque, a dica é nunca colocá-la no espeto. Quando você fura a linguiça ela perde o suco e também corre o risco de ficar seca demais. Prefira colocá-la diretamente sobre a grelha.
Tempere com sal ou outro condimento, apenas as carnes que for assar. Assim, você pode congelar as peças que sobrarem. Lembre-se que as sobras de carne podem ser reaproveitadas em recheios e farofas. Não desperdice.
Fonte: Revista Sendas – Abril de 2007