Vale a pena fazer empréstimo consignado?

O aposentado está tranquilo em casa quando recebe um telefonema do banco oferecendo um empréstimo consignado, um dinheiro extra, que poderá ser pago a longo prazo, talvez em cinco anos, com juros bem menores do que os praticados pelo cheque especial ou cartão de crédito. Quem sabe o nosso amigo faça o empréstimo, mesmo sem precisar, apenas para ter mais um dinheiro disponível, ou porque algum conhecido ou parente também fez.

Não devemos, em hipótese alguma, apanhar dinheiro emprestado se não precisarmos dele. Se for para pagar o saldo devedor de cheque especial ou cartão de crédito, que têm juros elevadíssimos, ou uma despesa inesperada com tratamento de saúde,  é um caso a pensar. Não sendo para casos de urgência, fuja dos empréstimos. Por menores que sejam,  juros de 2 a 4% ainda são muito elevados.

Quem contrata um empréstimo a longo prazo nem lembra que terá que pagá-lo. Todos os meses  seu salário ou aposentadoria sofrerá um desconto, um dinheirinho que poderá fazer falta, em um compromisso que se arrastará por longos anos.

Devemos mudar nossos hábitos e sempre comprar sem se individar. Ganhar primeiro, gastar depois. Se você gastar o que ainda não ganhou, com certeza perderá toda a vontade de trabalhar.

Pense nisso!

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.