Parece estranho este conselho, mas tem suas razões. Quase todos verificam o nível do óleo ao completar o tanque num posto de gasolina. Em primeiro lugar, o nível de óleo que for indicado na vareta será falso, pois não levará em consideração que há muito óleo espalhado pelo motor. Somente após 15 minutos com o motor desligado é possível ter uma noção correta do nível de óleo do cárter. Com o motor em funcionamento o óleo se espalha pelo seu interior, sendo preciso aguardar algum tempo, com o motor desligado, até que ele se deposite novamente no fundo.
Se a medição for feita nessas condições, a vareta indicará um falso nível baixo. O frentista oferece para completar com meio litro. Você aceita e poderá estar comprando o passaporte para a oficina.
O óleo do cárter deve ser trocado todo de uma vez, de preferência pelo mesmo tipo que estava sendo usado. Costumo trocar após três mil quilômetros ou seis meses, o que vencer primeiro. Só uso óleo mineral (Helix, da Shell). Nunca fique mais de seis meses com o mesmo óleo, mesmo que tenha rodado pouco. Óleo também se deteriora. Aproveite para trocar o filtro. Custa barato. Faça isso sempre. Troque o óleo e o filtro. Não esqueça de também mandar examinar o filtro de ar. Se necessário, troque. Limpar filtro com jato de ar comprimido não resolve totalmente.
Geralmente o mecânico faz a troca do óleo e, em seguida, liga o motor para ver se a lâmpada de pressão está funcionando e apagou corretamente após alguns segundos. Em seguida, faz nova medição do nível com a vareta. Vai notar o nível baixo e acaba colocando mais meio litro no cárter. Não deixe que ele complete o nível, a menos que espere alguns minutos para que o óleo desça das partes superiores do motor.
Cuidado nos postos
Quando se completa o nível nos postos de gasolina, misturamos óleo novo ao óleo usado, geralmente de marcas e viscosidades diferentes e, o que é mais grave, corremos o risco de misturar óleo mineral ao óleo sintético. Acontecendo isso, o motor ficará bastante prejudicado. Poderá se formar uma pasta que só uma lavagem química do motor (demorada e cara), feita na oficina, poderá resolver. Melhor deixar o nível baixo até que possa parar para trocar todo o óleo.
Verificar frequentemente o nível do óleo é muito importante. Se estiver abaixo do limite provocará aquecimento e poderá danificar o motor. Quando acima, causará danos nas válvulas e velas. O ideal é manter o nível no meio das marcas existentes na vareta. Para medir corretamente, o carro deverá estar estacionado em local plano e com o motor desligado há, pelo menos, quinze minutos.
Boa viagem!