De olho no futuro, pensando na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, esta é uma profissão que tem futuro. Não basta conhecer a cidade para ser Guia de Turismo. Para receber bem aqueles que nos visitam é preciso ter boa formação profissional.
Quem vive no Rio de janeiro já sente o aumento da atividade turística com a diminuição da violência. A tendência é de uma melhora acentuada, quando o Rio de Janeiro, cidade com vocação turística, poderá ser chamada novamente, sem qualquer receio, de Cidade Maravilhosa.
O Senac oferece o Curso de Técnico em Guia de Turismo. Para fazer o curso ao candidato é exigido, no mínimo, estar cursando a segunda série do Ensino Médio. O diploma de Ensino Superior poderá substituir o comprovante de escolaridade do Ensino Médio.
“O curso apresenta um conteúdo dinâmico e diversificado sobre as técnicas necessárias para o profissional se tornar apto para acompanhar turistas em excursões regionais, nacionais e em países da América do Sul, prestando assistência e fornecendo informações sobre os lugares a serem visitados. Além disso, o programa disponibiliza 4 qualificações técnicas, o Guia de Turismo Excursão Nacional, o Guia de Turismo Regional, o Guia de Turismo Especializado em Atrativo Natural e o Guia de Turismo Especializado em Atrativo Cultural.
O Técnico em Guia de Turismo é o profissional que acompanha turistas em excursões locais, nacionais ou internacionais, prestando assistência e fornecendo informações sobre os lugares a serem visitados. Ele atua em diferentes segmentos e ambientes do mercado, posicionando-se como articulador em projetos, operações de roteiros turísticos e agenciamento de viagens.
A remuneração média para esse profissional é de R$ 1.000,00 a R$ 8.000,00.