Chuva e calor. Ambiente propício para começar mais uma epidemia. Tivemos um ano inteiro para evitar a tragédia. Mas pouco foi feito e vai começar tudo novamente.
Dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Flaviridae e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Existem 4 yipos de dengue, DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, sendo que este último ainda não foi encontrado no Brasil (apenas na Costa Rica).
A dengue pode se manifestar por uma infecção inaparente, onde a pessoa não apresenta sintomas e nem percebe que esteve doente. Cerca de 80% das pessoas infectadas se enquadram nesta categoria.
A dengue clássica é uma forma leve da doença e dura uma semana. O infectado tem febre, geralmente alta, dores de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, principalmente nos braços e barriga, enjôos, vômitos e dor abdominal. A taxa de plaquetas cai e precisa ser acompanhada com exames de sangue regulares.
A forma mais grave, que nos atingiu até o último verão, é chamada de dengue hemorrágica. Pode levar à morte se não tratada convenientemente. Quando a febre cessa a pressão arterial cai acentuadamente e pode ser causadora da morte do paciente.
Vamos nos preparar, não mantendo em casa locais apropriados para a proliferação dos mosquitos.
E que não sejamos picados.