Que tipo de combustível usar no automóvel?

Gasolina comum, gasolina aditivada, gasolina especial, álcool… são muitas as opções e as dúvidas.

Nunca se adulterou tanto combustível como agora. Até o álcool, que parecia alheio a isso tudo, está sendo substituido pelo metanol, produto altamente tóxico e corrosivo que pode causar sérios danos às pessoas e aos motores.

O atual preço elevado do álcool descarta o seu uso nos carros Flex. Com gasolina o carro terá maior autonomia e só compensa usar o álcool se este custar até 70% do preço da gasolina.

Sempre preferi usar gasolina, mesmo quando o preço do álcool compensava usá-lo. Enfim, é uma questão de preferência pessoal e fica a critério de cada um decidir o combustível a ser usado.

Abastecendo

Abastecendo

O importante é abastecer em postos confiáveis, que tenham bandeira de grande empresa e que recebam o combustível em caminhões da bandeira. Isso acontece, por exemplo, com a gasolina Petrobrás, a que tem a minha preferência. A empresa fiscaliza os postos através do programa “De olho no combustível” e são menores, ou quase nulas, as possibilidades de se comprar gato por lebre, adquirindo gasolina batizada com álcool ou solventes.

Já que minha preferência é abastecer nos postos Petrobrás (de preferência sempre no mesmo posto), aprendi a conhecer os tipos de gasolina pela cor.

  • A gasolina comum não leva corante. Assim, sua cor é meio amarelada, quase transparente.
  • A gasolina aditivada, a SUPRA, recebe um corante. Tem a cor esverdeada.
  • A gasolina PODIUM, a especial da Petrobrás, tem a cor ligeiramente alaranjada.

A gasolina aditivada deve ser usada se você quer conservar o motor, os bicos injetores, válvulas de injeção e a  bomba de combustível sempre limpos. As gasolinas SUPRA e PODIUM, assim como todas as aditivadas encontradas no mercado, contêm detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão. Além disso, a gasolina PODIUM tem octanagem superior às das melhores gasolinas do mundo (IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade. Pode ser usada em qualquer veículo onde a gasolina aditivada é recomendada. Custa mais caro do que as demais, mas os resultados compensam, principalmente nos carros com injeção eletrônica.

Quer conhecer melhor as gasolinas Petrobrás? Clique aqui e acesse o site da empresa.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.