Passeio de barco, praias, petiscos, mergulho, sol, muito sol. Isto é Arraial do Cabo.
Conhecida como a capital do mergulho, a cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é uma localidade privilegiada pela natureza.
Seus 35 km de praias, dunas, restingas, lagoas e costões paradisíacos são ótimos para banhos, prática de mergulho e esportes náuticos.
O lugar já foi considerado, por muitos turistas, como o Caribe brasileiro, devido à coloração esverdeada das águas.
Quem chega a Arraial do cabo, localizado a 180 km da cidade do Rio de Janeiro, logo percebe que o mar é a principal atração turística do lugar.
O turista pode escolher entre vários passeios preparados para ele. Um dos mais procurados são os de barco.
Com duração de 5 horas é muito fácil alugar uma embarcação na Marina dos pescadores, na Praia dos Anjos, e percorrer as principais praias e pontos turísticos da região, como as prainhas do Atalaia, a Praia do Forno, Gruta Azul e a famosa Ilha do Farol (foto), considerada uma das praias mais limpas e preservadas do Brasil.
O mar de Arraial esconde muitas belezas e é um convite aos amantes da prática de mergulho. Tartarugas, cavalos-marinhos, golfinhos e até baleias são frequentadores habituais das águas de Arraial.
Arraial é um dos melhores pontos de mergulho do mundo. A riqueza da flora e fauna marinha da região é explicada pelo fenômeno da ressurgência, que consiste no encontro de águas profundas, vindas do polo sul, ricas em nutrientes, com as do Brasil.
Além do mar, Arraial do Cabo também chama a atenção de turistas de todo o mundo por outros pontos turísticos que possui, como a Fenda de Nossa Senhora, o buraco causado por um meteoro, o farol velho, ponto mais alto da região dos lagos, restaurante flutuante, etc.
A cidade também conta com muitas pousadas e restaurantes.