Se a angústia oprimir minha alma,
Faça-me rir com tua serotonina.
Teu cheiro, teu gosto me acalma,
Ó triptofano, doce vitamina.
Nutra-me, ecstasy sem igual,
Todo recheado de cereja,
Este que é meu sabor ideal,
Tudo que minha vida deseja.
Não deixes ninguém com vontade,
Desesperado como triste fosse,
Vendo a bomboneira se esvaziar,
Deixa-te deglutir de verdade,
Partilhando-te a todos, doce,
Em nosso insaciável mastigar!
A poesia de Gutierritos, publicada no Alma Carioca – Literatura, enalteceu as delícias da Trufa e atraiu comentários interessantes. Entre eles, uma receita de trufas, enviada por Rosalí Amaral, que divido com nossos leitores:
Esta sua bela homenagem à trufa realmente tem razão de ser, pois é mesmo maravilhosa. E para completar essa homenagem, tenho uma receita de trufa, aliás, a minha preferida, que com certeza vai atrair mais adeptos. É feita com chocolate meio amargo.
Ingredientes:
Recheio
- 500 g de chocolate meio amargo picado de ótima qualidade
- 1 lata de creme de leite sem o soro, em temperatura ambiente
- 1 cálice de conhaque
- 1 colher de chá de mel puro
Cobertura
- 500 g de chocolate ao leite para cobertura picado de ótima qualidade
- 1 caixa de chocolate em pó ou cacau em pó.
Esta receita faz tanto sucesso que eu até as comercializava. E como vendia! Eu as enrolava em papel chumbo e colocava nas caixinhas de presente, amarrando e fazendo laços com fitas douradas.
Modo de preparar:
Recheio
- Coloque o chocolate meio amargo picado em banho-maria, no fogo baixo, mexendo sempre até derreter. Dica: quando a água ferver, desligue o fogo para não queimar o chocolate.
- Coloque o chocolate derretido num pirex. A seguir, junte o creme de leite. Misture bem. ATENÇÃO: Não mude a ordem dos ingredientes.
- Por último, despeje o conhaque. Misture a massa até ficar bem cremosa. Deve ficar com aspecto brilhante.
- Cubra o pirex com filme plástico. Leve à geladeira por 24 horas.
- Com a massa gelada, faça bolinhas com uma colher de chá, ponha sobre papel manteiga, cubra e retorne à geladeira por mais uma hora.
Cobertura e finalização
- Derreta em banho-maria o chocolate ao leite picado. Em seguida, espalhe com uma espátula sobre o mármore. Deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente. ATENÇÃO: a calda não pode estar muito quente, senão derrete o recheio. Coloque-a num pirex.
- Mergulhe as bolinhas na calda de chocolate e passe-as no chocolate em pó.
Está pronta!
Descrevendo sobre os benefícios do chocolate meio-amargo e amargo, eles podem ajudar na redução do colesterol ruim, diminuem o risco de doenças cardíacas, ajudam a recuperar peles secas e envelhecidas. Tudo isso devido à ação benéfica de vários compostos existentes no cacau, como os flavonóides, polifenóis, vitaminas B1 e B2 e ácidos graxos.
Através de inúmeras pesquisas científicas, como a publicada na revista científica Journal of Nutrition, realizada pelas Universidades de L’Aquila, na Itália e Tufts, em Boston, ou Universidade de Glasgow e Instituto Nacional para Pesquisa de Alimentos e Nutrição, também na Itália, constataram que a ingestão de alguns gramas dos chocolates meio-amargo ou amargo enriquecidos e pouco gordurosos, ajuda a reduzir o risco de infartos e derrames e a pressão arterial em hipertensos.
Os pesquisadores constataram que os flavonóides e os polifenóis aumentam a produção de óxido nítrico, substância que relaxa e dilata as artérias. Resultados estes que podem ser alcançados a curto prazo. Mas deve-se ressaltar que o consumo deve ser feito de maneira limitada, pois em excesso pode provocar efeitos contrários e indesejáveis à saúde.
Como tratamento estético, os vários cremes existentes no mercado, à base de cacau, que contêm as vitaminas B1 e B2, ajudam a melhorar a corrente sanguínea e a recuperar peles secas e envelhecidas e o ácido graxo forma uma película protetora ao redor da pele, impedindo sua desidratação, deixando-a mais lisa e macia além de deixar aquele aroma maravilhoso.
Mas o melhor de tudo é sentir o prazer e a satisfação que o chocolate nos causa, ao ser degustado, nesse caso, a sua querida e sonhada trufa.
Ah! Como eu gostaria de ser como você, de poder comer doces e não engordar. Eu, só de vê-los, já engordo uns 2 quilinhos.
Rosalí Amaral
Obrigado, Rosalí, por tanta informação importante e pela deliciosa receita.