Como organizar o tempo

Há pessoas que vivem se queixando que não tem tempo para nada. Outras, ao contrário, sempre estão com horários livres e descansadas. Será que umas trabalham menos do que as outras?

Não é questão de ter menor ou maior carga de trabalho, mas de saber organizar suas tarefas e aproveitar o tempo disponível.

O segredo é anotar o que se pretende fazer, por ordem de prioridade. Se houver uma tarefa de grande porte, procure quebrá-la em tarefas menores. Ex. Alterar 500 páginas de um site. Divida em 10 tarefas de 50 páginas cada.

Se for possível, comece a trabalhar cedo. Costumo acordar com o sol e já começo a me organizar. Além de cuidar de cinco sites, ainda tenho as obrigações de uma casa e seus animais domésticos (que não são poucos).

Faça uma coisa de cada vez. Não interrompa uma tarefa e nem comece outra antes de terminar a que está sendo feita. Isso só deve acontecer em último caso.

Enquanto estiver dedicado a uma tarefa não atenda ao telefone, Skype, MSN, nem naveque por outros sites. Para isso estipule um intervalo de alguns minutos entre uma tarefa e outra.

Muita gente trabalha ouvindo música ou notícias. Pode ser agradável, mas rouba parte da capacidade da sua CPU interna. Assim como o computador, ninguém consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Temos a ilusão de que isso acontece, mas na verdade o cérebro se alterna entre uma atividade e outra. Tudo em frações de segundos. Por isso é perigoso dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo. Pelo automatismo do ato de dirigir, o celular acaba recebendo maior prioridade e alocação de recursos da CPU cerebral (tudo igualzinho ao que acontece no computador). E os acidentes acontecem. Concluímos que o problema não é ocupar as mãos com o celular, mas ocupar o cérebro, o que inviabiliza o uso do viva-voz.

Organizando-se e dedicando plena atenção ao que faz, seu trabalho será feito em muito menos tempo. Enquanto alguns ainda estarão perdidos em papéis, telefonemas e tarefas, seu trabalho estará adiantado ou terminado.

Prepare seu Notepad e comece a anotar suas pendências.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.