Títulos de capitalização – Há investimento pior do que esse?

Que tal um investimento em que você já começa perdendo? Sem poder mexer no dinheiro durante um período de carência, você sabe que, mais tarde, receberá apenas uma parte do que poupar. O resto… bem… o resto você perdeu.

Assim funcionam os Títulos de Capitalização. Eles só sobrevivem porque parecem custar pouco e oferecem sorteios de prêmios como atrativo, o que não significa muita coisa. Quem gosta de sorteios tem outras opções bem melhores, como jogar na loteria ou no bingo, agora liberado pelo governo, sem ter que usar a poupança e se obrigar a pagar uma cota mensal durante anos.

Os bancos costumam oferecer os títulos de capitalização aos clientes, geralmente aos menos informados, sem hábito de aplicar em fundos ou CDBs. Os gerentes ganham comissão e pontos por títulos vendidos. A conversa é sempre a mesma, focando no baixo valor pago mensalmente e na possibilidade de ganhar muitos prêmios. Na verdade, o produto está mais para loteria do que para aplicação financeira.

As empresas administradoras dos Títulos de Capitalização geralmente destinam, por exemplo,  75% para investir a favor do aplicador, 15% para sortear entre os participantes e 10% para sua remuneração. Logo, seus 100 reais se transformam em 75. Para não perder dinheiro, torça para ser sorteado. Melhor ainda, deixe seu dinheiro na caderneta de poupança. Fuja disso.

 

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.