Cache: Vale a pena utilizar?

Para quem não sabe, um blog como este, instalado em plataforma WordPress,  começa a ter problemas de desempenho quando o conteúdo e as visitas aumentam.

Isso acontece porque, a cada acesso, o servidor precisa fornecer todas as informações que compõem a página. Imaginemos que você utiliza um contador de acessos para cada postagem, indicando quais os mais visitados. A cada abertura de página toda a pesquisa e totalização é repetida. Que trabalheira. E quantas outras atividades são repetidas a cada mudança de página. Por isso o blog fica lento, fazendo com que muitos visitantes desistam e optem por visitar outro blog.

No Alma Carioca – Literatura, com mais de três mil textos publicados, a situação estava ficando crítica.  No Dicas do Timoneiro, por ser um blog mais novo, com poucos artigos publicados, ainda era possível administrar a lentidão.

Foi então que comecei a pensar na possibilidade de trabalhar com cache. Há muitos plugins que oferecem cache para blogs instalados na plataforma WordPress. Por qual deles optar?

Li um artigo interessante no PluginMania, com todas as instruções para a instalação. “Todos os plugins que fazem cache trabalham de forma similar, portanto, o que o 1 Blog Cacher faz, basicamente, é criar versões estáticas de suas páginas, tão logo estas sejam acessadas pela primeira vez, e armazená-las em sua página de cache (wp-cache).”

Na página do WordPress confirmei as informações e comecei a me animar com a possibilidade. Mas ainda estava na dúvida sobre qual plugin escolher.

Meu amigo Rosemilton, proprietário do site ClassiWeb, fez com tomasse a decisão acertada. Em 5 minutos estava com o 1 Blog Cache instalado e funcionando nos dois blogs.

Aqui está o passo-a-passo. Basta seguir:

  • Acesse a página do plugin e faça download da pasta para o seu computador. Descompacte e repare que há dois arquivos php e um ReadMe.
  • Crie uma pasta na raiz do site: /wp-cache/
  • Copie o arquivo 1blogcacher2.0.php para a pasta /wp-content-plugins/.
  • Copie o arquivo advanced-cache.php para a pasta /wp-content .
  • Na raiz do site há o arquivo wp-config.php, que deve ser baixado para seu computador e aberto em um editor PHP ou bloco de notas. Adicione uma linha com:   define(‘WP_CACHE’,true);  Não esqueça o ponto e vírgula no final do comando.
  • Ative o plugin no Painel do WordPress e aparecerá um novo ítem (1 Blog Cacher) no menu de Configurações. Não é necessário alterar nada.

Está pronto.

Quando alterar algo na estrutura do blog, clique no botão que removerá  os arquivos que estão salvos na pasta wp-cache.

De agora em diante o WordPress não fará tantas consultas ao Banco de Dados e evitará sobrecarga no servidor, ficando mais rápido o carregamento da página.

Para saber se está tudo OK, acesse alguns posts e vá conferir, através de um programa FTP, se foi criado o CACHE dentro da pasta wp-cache.

 

Agora é só perceber a diferença!

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.