Ladrões de senha podem zerar sua conta bancária
Diariamente recebo dezenas de emails, como se fossem enviados por bancos. Solicitam a minha participação na atualização de módulos de segurança. Tudo falso. Na maioria das vezes nem conta tenho nesses bancos.
Bradesco e Caixa são os mais visados atualmente. Mas clientes de outros bancos já foram vítimas destes ataques.
Se você, inadvertidamente, clicar num desses links, não acesse a sua conta pela internet antes da total remoção do programa nocivo que deve ter sido instalado no seu computador. Não é tarefa fácil e um especialista deve ser consultado.
Mas se, mesmo assim, você estiver numa página que desconfia ser falsa, pedindo a sua senha bancária, não a digite de maneira alguma. Para ter certeza de que se trata de um golpe, digite uma senha errada. Se for o verdadeiro site do banco, em ambiente seguro, com cadeado e https no endereço, você receberá um aviso, dizendo que a sua senha está errada. Caso contrário, se nada for dito, o site é falso e, felizmente, se apoderou de uma senha que não servirá para nada.
O importante é saber que mais de 80% dos email são spams (propagandas), ou vírus, ou phishing (ladrões de senhas). Não abra emails não solicitados. Não abra emails com anexos. Não queira ver fotos do Michael Jackson morto ou da Juliana Paes nua, nem da sua noite inesquecível num motel. Não acredite em tudo que recebe pela internet. Mantenha seu antivírus atualizado. Tenha instalado um bom firewall. Não navegue por sites suspeitos. Instale o McAfee SiteAdvisor e só entre em páginas seguras.