Do programa MAIS VOCÊ, da Ana Maria Braga
Em época de crise a ordem é cortar despesas e economizar de todas as maneiras. Já cortamos na luz, trocando as lâmpadas de casa e não deixando nada ligado desnecessáriamente, economizamos no consumo de água, diminuindo o tempo do banho, não deixando torneiras abertas, diminuimos o uso do telefone. No caso do telefone fixo há quem tenha partido para o radicalismo e mandado retirar a linha, passando a usar apenas o Skype e o celular. Outros, apenas bloquearam ligações para celulares ou o recebimento de ligações a cobrar, duas medidas que fazem a diferença entre uma conta de dois ou três dígitos.
Mas… e o supermercado? Como economizar na hora de fazer as compras?
Ana Maria Braga, em seu programa matinal, deu uma série de dicas importantíssimas para fazer economia. Muito boa matéria. Aqui está ela para que aprendamos alguns truques de grande utilidade:
Pesquise preços em mais de um supermercado. Leia os encartes e compre apenas os produtos que estejam em promoção. Se o preço do encarte estiver diferente do que for cobrado, reclame com o gerente e pague apenas o mais barato.
Planeje-se antes de ir ao supermercado. Faça uma lista prévia com todos os produtos que vai comprar e não compre nada que você não precisa.
Não leve crianças às compras.
Não vá fazer compras quando estiver com fome.
Comece as compras sempre pelo fim, onde estão os produtos básicos, como arroz e feijão. Deixe os supérfluos para depois e, se possível, nem passe por eles.
Gôndolas – Cuidado com as técnicas de venda
Os preços devem ser colocados adequadamente, junto aos produtos, para evitar confusão. Você acaba pagando um preço errado ao confundir os preços de produtos expostos lado a lado. Portanto, não tenha pressa e confira tudo.
Olhe sempre para os produtos mais acima ou mais abaixo, difíceis de pegar. Geralmente estes são mais vantajosos para o consumidor. Os que ficam ao alcance dos olhos são, geralmente, os que oferecem mais vantagem ao dono do supermercado.
Leve três e pague 2 – Faça as contas para saber o valor individual e compare com os preços individuais de outras marcas.
Financiamento – Alguns supermercados oferecem cartões para que suas compras sejam pagas mais tarde, em 30 dias, ou até parceladas. Cuidado. Toda a economia que você fez nas compras pode ser anulada pelos juros e taxas cobrados pelo cartão. Além disso, ao fazer compras com o cartão, você tende a comprar bem mais do que precisa. Afinal, não estará pagando nada naquele momento. E depois… é depois.