O assunto volta a preocupar. Índice de contaminação nunca esteve tão elevado.
Para produzir frutas e legumes de excelente aparência, produtores aplicam agrotóxicos, alguns de uso proibido, em quantidades acima das recomendadas.
Isso causa terríveis males ao ser humano, podendo ser causa de câncer, alergias, disfunções no fígado e alterações neurológicas.
São usados mais de 400 tipos de pesticidas e nunca saberemos qual foi usado em determinado produto e em que quantidades.
Para se prevenir, o melhor é consumir produtos orgânicos, que são mais caros, nem sempre tão bonitos, mas que estão livres do veneno. Seu uso é recomendado, principalmente, em frutas de casca fina, como o morango e o tomate, campeões de contaminação.
As verduras orgânicas também devem ser consumidas em lugar das cultivadas da maneira convencional. Lembre-se: sua vida está em jogo.
Para prevenir possíveis contaminações, tenha por hábito lavar frutas e legumes em água corrente e, depois, deixar de molho numa solução de água e vinagre por 20 minutos. Em seguida, lavar novamente para retirar todo o vinagre.
Em vez de vinagre pode ser usada uma colher de sobremesa de água sanitária para cada litro d’água. A lavagem deve ser mais rigorosa ainda, para não deixar vestígios de cloro.
Ao comprar frutas e legumes orgânicos, verifique se estão bem acondicionados e não misturados a produtos não orgânicos.
Cuide da sua saúde. É o bem mais precioso que temos.