Um golpe cada vez mais comum
Este golpe, fácil de aplicar e difícil de perceber, está causando muito prejuízo atualmente. Raramente alguém nota que está sendo lesado e, em poucos dias, a conta bancária pode estar zerada ou bem desfalcada.
Você faz uma despesa e se propõe a pagar com o cartão múltiplo (débito e crédito), aquele que precisa digitar a senha para completar a transação.
O funcionário do estabelecimento finge digitar alguma coisa na máquina e pede para você teclar a senha. Com os dedos cobre o visor, mas nem seria preciso, pois a maioria das pessoas não se preocupa em ler o que aparece em letras minúsculas e só confere o comprovante, quando o faz, depois que é emitido.
A senha está visível para o operador, pois foi teclada fora do momento certo. Ele a decora e informa que a operação falhou e precisa ser repetida.
Ele a repete, agora corretamente, e o lançamento ocorre normalmente.
De posse da senha, com as informações do cartão registradas na bobina, não precisa imaginar o que acontecerá em seguida. Isto está ocorrendo com muita frequência em barzinhos, botecos, danceterias, lojas de conveniência, postos de gasolina, etc.
Olho vivo!