Criei um blog. E agora?

Algumas dicas para quem acabou de criar um blog e não sabe por onde começar.

Parabéns! Você é mais um entre os milhares de blogueiros que fizeram o mesmo nesta última hora. Espero que tenha lido o post anterior sobre o assunto, “Quero fazer um blog. Por onde começar?” e  escolhido um bom nome para o blog, de acordo com o tema a ser desenvolvido. Para que seu blog apareça entre milhões, muita coisa precisa ser pensada e o o nome aparece em primeiro lugar.

Não se preocupe em colocar muito conteúdo inicialmente, mas preocupe-se com a qualidade daquilo que será publicado. Escreva com cuidado, faça uma, duas, três revisões antes de publicar.

Escreva regularmente. Não abandone o blog por uma semana ou mais, nem retorne pedindo desculpas pela ausência.

A esta altura você já deve ter definido um nicho de mercado. Lembre-se de que a maioria dos seus visitantes chegarão às suas páginas através de mecanismos de busca, principalmente Google e Yahoo. Eles precisam encontrar o que procuram e, principalmente, retornar sempre. A escolha do nicho deve ser baseada na sua experiência, no seu conhecimento, e não naquilo que está sendo mais procurado atualmente. Lembre-se de que ser mais um entre milhares não vai resolver muita coisa. É melhor ser único e ser bom naquilo que faz.

Não coloque enfeites no seu blog. O computador já fornece a hora. Não precisa colocar relógio. Esqueça as musiquinhas que só servem para afastar o visitante e passar uma imagem de blog amador.

Ao escolher o tema lembre-se de que os fundos claros são os melhores. Fundo branco, de preferência. E a publicidade deve se adequar ao conteúdo, sem margens, com o fundo na mesma cor, como acontece nesta página.

Se você optou por ter o seu próprio domínio e utilizar a plataforma WordPress, saiba que ela fornece muitas funcionalidades extras, os plugins. Devem ser usados com parcimônia, mas são fundamentais para dar mais conforto ao visitante. As “matérias mais lidas” é uma dessas funcionalidades e ajuda bastante o visitante apressado. Lembre-se de que sua missão será manter o internauta por mais tempo em suas páginas e fazer com que goste e retorne.

Nem precisa dizer que pop-ups, pop-unders e coisas desse tipo não devem ser usados em propaganda. Admite-se que nova janela seja aberta apenas para subscrever um feed ou quando haja necessidade de permanecer lendo o texto e consultar alguma referência externa. Fora isso, nunca usar.

Seja sempre franco, honesto, transparente. Transmita a sua experiência, não deixe comentário sem resposta.

Para finalizar, tendo escolhido o assunto, escreva seu artigo. Pense em um título pequeno, mas objetivo. Diga tudo em poucas palavras. Se for necessário, faça o título curto e inclua uma linha, no início do texto, detalhando o assunto (lead).

O texto não deve ser longo. Não use mais de 500 palavras. Se necessário, use sub-títulos. Facilita e não cansa o leitor. Não esqueça de pular uma linha entre os parágrafos.

É melhor encerrar este tópico, pois o contador já indica quase 500 palavras.

Você costuma seguir essas regras? Divida conosco sua experiência. Comente.  

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.