Quero fazer um blog. Por onde começar?

Estamos na era do computador. Nada acontece sem que ele esteja presente. Não enviamos cartas, nem telegramas. Agora mandamos emails, que chegam instantaneamente. Não usamos máquinas de escrever. Digitamos no teclado, corrigimos nossos erros, alinhamos o texto, alteramos parágrafos, verificamos se há erros de ortografia, publicamos para o mundo inteiro ler, imprimimos, salvamos em cds e dvds, tudo graças ao computador.

Há uma piada sobre um menino que, vendo pela primeira vez uma máquina de escrever, das antigas, falou admirado: “Nossa, que barato! A máquina imprime enquanto se digita!” 

Nada mais natural que todos queiram se fazer presente nessa grande rede. E os blogs são o melhor caminho. Melhor e mais rápido. Quem quiser começar pode fazê-lo em menos de 5 minutos, graças aos vários serviços gratuitos disponíveis. Blogger e WordPress são os mais conhecidos, mas há muitos outros. Não é por acaso que são criados milhares de blogs a cada hora.

Por onde começar? O primeiro passo é saber o que se pretende com um blog. Se for um local para escrever uma espécie de diário, sem maiores pretensões, intenção inicial de quem idealizou a ferramenta, vá ao Blogger ou WordPress, cadastre-se, escolha o modelo que mais o agrada, e comece imediatamente. Não há qualquer mistério ou dificuldade.

Se o interesse for mais além, tendo um complemento de renda além do prazer de escrever, o Blogger também permite a colocação de anúncios, enquanto que o WordPress gratuito não permite.

Para quem pretende ir mais além, gerenciando a colocação dos anúncios, layout, e outras coisinhas mais, sugiro adquirir um domínio próprio e utilizar a plataforma WordPress para desenvolver o blog. O Dicas do Timoneiro funciona assim. Frequentemente são incluídas novas facilidades, que só seriam possíveis em um domínio próprio.

Além disso, se o seu interesse é crescer, tornando seu blog cada vez mais conhecido e visitado, para que morar em casa alugada se o domínio e hospedagem custam tão pouco? Lembre-se de que, estando hospedado no Blogger ou WordPress, você mora de favor, podendo ser despejado a qualquer momento. E todo o seu trabalho será perdido. Aconselho, portanto, um domínio próprio.

Escolha um nome, registre o domínio, arrume um provedor.  A maioria dos blogs ‘profissionais’ utilizam a plataforma WordPress, que é gratuita, fácil de usar e muito confiável. Faça o mesmo. Não vai se arrepender.

Escolha um tema para as suas páginas, que poderá ser alterado facilmente se você assim desejar.

E vamos em frente. A instalação do WordPress pode ser feita em 5 minutos e já demos algumas dicas no artigo “Instalação do WordPress“.

Se você já tem conta no AdSense, pode pensar em colocar os anúncios. Se não tem, o melhor é colocar um bom conteúdo em suas páginas e, somente depois, solicitar a abertura da conta. O Google é exigente, principalmente nessa hora.  E não pense que os lucros serão imediatos e compensadores. Há muito trabalho a ser feito antes de começar a ganhar.  Seu blog funcionará como uma loja: se não houver clientes (visitantes), como vender? E para aumentar as visitas há muitas dicas que poderão ajudar. Mas isso é assunto para depois.

 

Boa sorte. Conte os resultados.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.