Editores reclamam da queda dos rendimentos do Google AdSense

Não há felicidade que dure para sempre e, cá entre nós, estava muito fácil ganhar dólares com pouco esforço. Proprietários de sites e blogs foram atraídos para o mercado publicitário, como numa corrida do ouro. Bastava criar um blog, colocar os anúncios e acompanhar o relatório de ganhos, sempre tão generosos. Muita gente criou blogs, mesmo sem saber escrever corretamente ou conhecer algum assunto para falar sobre ele, apenas para ter espaços publicitários e viver dessa nova atividade.

Por ser novidade, os internautas também tinham curiosidade em conhecer os anunciantes, cada vez mais criativos, o que fez com que o Brasil apresentasse uma taxa de cliques (CTR) das maiores do mundo. Isso se convertia em mais dólares para os editores.

Aos poucos, o mercado foi se estabilizando, o interesse dos internautas pelos anúncios diminuiu, pois estes ficaram mais seletivos, não navegando a esmo, procurando aquilo que de fato o interessasse.

Com a grande quantidade de espaços oferecidos para anúncios, a maior oferta reduziu os preços ainda mais. Mas, havendo muitos blogs de baixa qualidade, isso também contribuiu para afastar bons anunciantes.

Chegou a hora de corrigir desvios, e isso vem acontecendo há quase um ano. Muitas contas do AdSense tem sido canceladas pelo Google, mas alguns anunciantes também sofrem punição. Há casos em que o anunciante consegue fornecer todas as informações no anúncio, inclusive o telefone da empresa, e pede ao internauta para não clicar, bastando telefonar para um número de telefone fornecido, muitas vezes um 0800. É uma forma de anunciar sem pagar, ou pagando pouco, mas isso faz com que este anúncio, que tem baixo retorno de cliques, seja preterido por outros que, embora ofereçam lance menor no leilão de preços, dão maior retorno financeiro. Afinal, além do editor, o Google também ganha com o correto funcionamento do sistema. É muito difícil enganar uma máquina  bem programada, cheia de informações e sabendo que decisões deve tomar em cada caso. O editor pode bloquear manualmente esses maus anunciantes, mas é uma tarefa sem fim, pois novos anúncios aparecem a cada dia oferecendo um telefone de contato. Em “Como colocar laje sem mexer no telhado” já foram bloqueadas quase 30 urls de anunciantes nesta situação.

Como acontece em qualquer atividade, quem estiver fazendo um trabalho sério, sem aventuras, criando conteúdo com a qualidade que o visitante procura, não tem com o que se preocupar. Os resultados aparecerão naturalmente. A seleção natural é inevitável e se encarregará de equilibrar o mercado.

Já estamos chegando lá.

 

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